segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Assembleia de Deus comemora 100 anos com batismo coletivo

 A celebração faz parte das comemorações de 100 anos da Assembleia de Deus no Ceará, que seguem até setembro. Na manhã de ontem, milhares de pessoas acompanharam o batismo no Aterro

Mergulhadas no mar da Praia de Iracema e amparadas pelas mãos de centenas de pastores, milhares de pessoas foram batizadas na Assembleia de Deus do Ceará na manhã de ontem. No ano em que a igreja comemora 100 anos no Estado, o batismo coletivo no mar iniciou as comemorações em Fortaleza, que seguirão até o mês de setembro. 

Com batas brancas, emoção e fé sendo expressadas em louvores, orações e na vontade de entrega para o caminho escolhido, homens e mulheres de diversas idades foram batizados, começando a fazer parte da Assembleia de Deus sob o sol da manhã de domingo e diante do mar.

O pastor Antônio José Azevedo Pereira, presidente da igreja Assembleia de Deus Templo Central, em Fortaleza, destacou que o momento era muito especial para a igreja, tanto pela comemoração dos 100 anos, como pelos fiéis que “desciam às águas batismais” e formavam a “geração do centenário”.

O pastor explicou que o batismo é um rito de ingresso do fiel na vida nova em Cristo. “É uma celebração gloriosa do maior dom que Deus concedeu aos homens e mulheres: a vida eterna”, complementou.

Momento de união

Grupos saídos de diferentes bairros de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana acompanharam o batismo de familiares e amigos, muitos disputando espaço na areia, no mar e no espigão da avenida Rui Barbosa. 

Os recém-batizados José Silva Novo Moura e a esposa Francisca Sandra de Sousa Moura participaram do momento como uma reafirmação e expressão de fé. Segundo José, o momento foi maravilhoso e a vivência na igreja o fez perceber os caminhos trilhados anteriormente de outra forma e a certeza de escolher a vida de fé para a família.

Vinda do bairro Quintino Cunha, Rubenita Martins, 48, registrava o batismo da neta, Rebeca Martins, 12. Para a avó, a alegria era ainda maior por ter sido resultado de uma escolha da garota. Ainda molhada e com a bata branca, Rebeca relatou o batismo como “um momento único”. As duas pretendem acompanhar todas as programações do centenário da igreja no Ceará.

Sobre o centenário da igreja Assembleia de Deus no Estado, o pastor Antônio José Azevedo Pereira ressaltou que a missão da igreja é sempre se contextualizar com o que acontece no mundo, mas seguindo firme com os princípios da palavra de Deus.

Segundo ele, a mudança faz parte da origem da igreja, pois quando há um encontro efetivo com Jesus, a vida das pessoas muda de forma radical em diversos sentidos.

No mar, bombeiros salva-vidas e um cordão de segurança faziam parte do processo de entrada na água e batismo, forma de evitar acidentes aos fiéis que se acumularam na areia para acompanhar a celebração.

Com eventos esportivos e a celebração religiosa acontecendo na região, o trânsito ficou mais complicado no início da manhã na área.

História

A Assembleia de Deus de Belém, no Pará, foi a primeira a comemorar centenário, em 2011.
No Ceará, a Assembleia de Deus surgiu em 1914, na cidade de Itapajé. 
Em Fortaleza, o Templo Central representa a expansão e consolidação da igreja no Estado.





Fonte: O Povo
------------