segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Origem dos camelos mostra erro na Bíblia, diz estudo

Animais domesticados vieram séculos depois dos patriarcas judeus, ao contrário do que diz o livro de Gênesis

A Bíblia é repleta de camelos que, na verdade, não existiram. Ao contrário do que dizem as Escrituras Sagradas, os patriarcas judeus, como Abraão, Jacó e José, que viveram no segundo milênio a.C., não conheceram os animais.

Segundo um estudo realizado por arqueólogos da Universidade de Tel Aviv, os primeiros camelos domesticados são do fim do século X a.C. - séculos depois de Abraão e décadas depois do Rei Davi.

O erro histórico é uma evidência de que a Bíblia foi escrita ou editada muito tempo após os eventos narrados, e suas histórias nem sempre são confiáveis. O livro de Gênesis, por exemplo, diz que um servo de Abraão viajou a camelo para encontrar uma mulher para Isaac.

O estudo sobre a origem dos camelos é assinado pelos pesquisadores Erez Ben-Yosef e Lidar Sapir-Hen, que usaram datação por radiocarbono para apontar quando surgiram os camelos domesticados. Os ossos dos animais foram encontrados em um antigo campo de fundição de cobre no Vale de Aravah, em Israel, e em Wadi Finan, na Jordânia.

Alguns ossos encontrados em sedimentos mais profundos, segundo os cientistas, seriam de camelos selvagens caçados para a alimentação. Foi possível diferenciá-los dos domesticados porque nestes havia marcas nos ossos das patas, supostamente um sinal de que carregavam cargas pesadas.

Para os pesquisadores, a origem dos camelos domesticados foi o Vale de Aravah. Os egípcios exploraram o cobre na região e provavelmente usaram estes animais no trabalho. Antes, os responsáveis pelo transporte de grandes materiais eram mulas e burros.

- A introdução do camelo foi muito importante para o desenvolvimento socioeconômico da região - destacou Ben-Yosef, em entrevista por e-mail ao “The New York Times”. - Com o animal era possível, pela primeira vez, cumprir longas viagens, como a ida para a Índia. É improvável que as mulas conseguissem atravessar o deserto, entre um oásis e outro.

Professor de cultura hebraica da Universidade de Tel Aviv, Noam Mizrahi, que não participou do estudo, conta que os camelos tornaram-se amplamente empregados no comércio no século VII a.C, deslocando-se de Israel para o Oriente Médio e da África para a Índia.

- Não devemos nos apressar e chegar à conclusão de que as descobertas arqueológicas negam automaticamente qualquer valor das histórias bíblicas - pondera. - Na verdade, a pesquisa mostra como estas tradições foram reformuladas posteriormente, quando os camelos foram integrados ao sistema econômico do Oriente Médio. Além disso, podemos capturar outros detalhes, cuja base histórica é ainda mais antiga.



Fonte: O Globo
------------