quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sete pessoas morrem afogadas em ritual religioso na Índia

Segundo autoridades, 13 pessoas estão desaparecidas.
Festival hindu em honra ao deus Ganesh ocorre no rio Yamuna.

Ao menos sete pessoas morreram afogadas e outras 13 estão desaparecidas após a celebração de um festival hindu em honra ao deus Ganesh no rio Yamuna, em sua passagem por Nova Déli, informou uma fonte policial nesta quinta-feira (19) à Agência Efe.

As mortes foram registradas ontem em diferentes zonas de Dimarpur, no norte da capital indiana, explicou a subcomissária da polícia local Sindhu Pillay, que acrescentou que seis dos corpos resgatados já foram identificados.

Em entrevista à agência local "Ians", outra fonte policial elevou o número de mortes confirmadas para oito e disse que os serviços de resgate receberam várias chamadas de supostos afogamentos, fato que pode elevar ainda mais o número de vítimas.

Milhões de devotos se dirigiram ontem aos rios e praias de todo o país para submergir grandes imagens de Ganesh no último dia do festival religioso dedicado a esta santidade.
Durante o festival "Ganesh Chaturthi", que se estende ao longo de dez dias, o popular deus com cabeça de elefante se mostra presente em várias cerimônias religiosas, sendo que a última delas consiste em submergir uma estátua para que a santidade possa retornar a seu mundo.

Esta tradição, também praticada com outros deuses e chamada 'visarjan', causa inúmeras mortes a cada ano e também preocupa os ecologistas, que alerta sobre a poluição das águas causadas pelas oferendas lançadas pelos fiéis, principalmente em relação ao chumbo e outras substâncias.

No caso do rio Yamuna, um dos rios mais sagrados para os hindus, seu leito é composto basicamente de águas residuais de fábricas e dos esgotos procedentes dos grandes núcleos urbanos como Nova Déli, um fato que o transforma em um dos mais poluídos do mundo.



Fonte: EFE
---------