sábado, 14 de setembro de 2013

Palavra de ânimo ao tímido

"Então, disse Moisés ao Senhor: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. Respondeu-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar" (Êxodo 4.10-12).  

A fase do "eu posso" 

Moisés nasceu num tempo em que os hebreus eram mantidos escravos no Egito - maior potência de sua época. Sob o temor do crescimento do povo hebreu, Faraó ordenou que toda criança do sexo masculino deveria ser sacrificada. Moisés foi salvo pela filha de Faraó e adotado por ela como um filho. Foi educado em toda ciência dos egípcios, sendo poderoso em palavras e obras (Atos 7.22). Com conhecimento e poder, viveu a fase do "eu posso" durante os primeiros quarenta anos de sua vida.  

A fase do "eu não posso"

Cheio de si, num certo dia, saiu para ver seus irmãos hebreus quando se deparou com a cena de um egípcio espancando um do seu povo. Achando que ninguém estava vendo, matou o egípcio com as próprias mãos e o escondeu na areia. Contudo, a notícia se espalhou. Tomando conhecimento disso, Faraó procurou matá-lo. Moisés teve que fugir para as terras de Midiã, onde passaria os próximos 40 anos. Refugiado e com muito medo, experimentou a fase do "eu não posso" em sua vida.      

A fase do "Deus pode"

Neste exato momento, Deus aparece a ele e se mostra como um Deus forte e poderoso, ao mesmo tempo sensível e cheio de compaixão pelo povo. Vem para se mostrar a Moisés dando-lhe um propósito maior na vida. Agora Moisés seria levantado para libertar sua família e todo o seu povo. Seu trauma de fugitivo, contudo, falou mais alto, transformando-o em alguém cheio de timidez. 

Segundo o dicionário, tímido é alguém assustado, medroso, receoso, sem coragem, acanhado, incerto, débil, dúbio, fraco. Exatamente assim é como Moisés se via. Sua timidez tinha nascido do seu olhar fixo em suas limitações, fracassos e frustrações. Sua opinião a respeito de si mesmo era muito diferente da opinião que Deus tinha. Aliás, o que importa mesmo é a opinião que Deus tem sobre nós. Apesar de algumas provas incontestes de como Deus estaria ao seu lado naquela missão, sua resistência ao chamado de Deus foi grande. Hesitou, mas, finalmente, aceitou o desafio.

Em Deus, a ousadia tomou o lugar da covardia, a intrepidez dominou a timidez. A força do propósito produziu coragem em seu coração. Cerca de 3 milhões de pessoas foram libertas da tirania do Egito. Nos últimos 40 anos de sua vida experimentou a fase do "Deus pode". Morreu aos cento e vinte anos sem que seus olhos tivessem enfraquecido e seu vigor tivesse debilitado, deixando sucessão na liderança e um povo preparado para adentrar a terra prometida.       

O Dr. Christian Chen, em seu livro Os Números na Bíblia, apontou essas três fases de 40 anos cada na vida de Moisés ponderando que também nós podemos passar por períodos semelhantes. Às vezes, achamos que podemos todas as coisas. Outras vezes, vamos para o outro extremo quando pensamos não poder nada. Mas, ao invés de olhar para nossas próprias forças, ou para nossos fracassos e frustrações, somos desafiados a olhar para Deus.

A fé e confiança em Deus é o que nos liberta de todo tipo de timidez. Vamos, pois, ser cheios do espírito de ousadia. Deus quer nos libertar de toda timidez para nos levantar como libertadores de nossa família e de nosso povo! Ele mesmo afirma: "Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar".



Fonte: Rodolfo Garcia Montosa no Instituto Jetro
----------------------------------------------