sábado, 21 de setembro de 2013

Eu sou a igreja no mundo

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte. Nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e ilumina a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. Mt 5: 13-16

Nós não somente vamos à igreja, mas nós somos também a igreja de Cristo. Nós vamos ao templo para cultuar e servir a Deus, mas nós fazemos parte do corpo de Cristo, e quanto mais temos consciência disso, mais sentimos o compromisso e responsabilidade de um viver autêntico. Para nos ajudar, Jesus identificou a atuação do cristão com o sal e a luz. Essas figuras simples utilizadas pelo Mestre trazem em seu bojo a profundidade do sentido da presença da igreja no mundo.

No mundo antigo o sal era o mais comum de todos os preservadores. Era usado para impedir que os alimentos apodrecessem, para deter o processo de putrefação. Para que o cristão seja o sal da terra deve cumprir uma certa função antisséptica na vida das pessoas ao seu redor. Mas a qualidade mais evidente e principal do sal é dar sabor à alimentação. Os homens precisam redescobrir o sabor perdido de uma vida serena e inundada de alegria, pela presença de Cristo nos corações dos crentes. Só a igreja  pode ser a propagadora da plenitude de Cristo que é oferecida pela graça àquele que confia na vida abundante prometida pelo Senhor.

A missão primordial da luz da lâmpada era ser vista por todos. Do mesmo modo o cristianismo está destinado a ser visto. Como se tem dito com grande acerto: “Não pode haver tal coisa como um discipulado secreto, porque o secreto destrói o discipulado, ou o discipulado destrói o secreto”. O cristianismo de uma pessoa deve ser perfeitamente visível para todos os que a rodeiam. O cristão deve ser autêntico no trabalho, na escola, na vizinhança, na praia, no campo de futebol ou na igreja. Jesus não disse: “Vós sois a luz da igreja”, mas disse: “Vós sois a luz do mundo”, e isto significa que  um homem, ou mulher, ou jovem, ou adolescente, ou até mesmo uma criança que já professa a fé, deve a mesma ser visível para todos em suas vidas no mundo.

Assim a igreja deve estar presente no mundo, como sal e luz.. Deve exercer a mordomia da presença e não da ausência. Em lugar de condenar o crescimento da iniquidade e da impiedade no mundo, perguntamos: Qual tem sido a nossa presença e influência na sociedade em que vivemos? Dezenas de pessoas não lêem nem conhecem a Bíblia e muito menos vão à casa de Deus. A única leitura que fazem do Evangelho de Jesus Cristo é a nossa vida. Como estamos refletindo Jesus aos que nos cercam? Que tipo de leitura estão eles fazendo das verdades divinas olhando para a nossa vida?

Avante, pois, amada igreja, como sal da terra e luz do mundo!

                                   


Fonte: Pr Ronaldo T. Gama no Boletim da Ig Presb do Brasil - Jd da Penha – Vitória/ES
------------------------------------------------------------------------------------