sábado, 8 de junho de 2013

Profeta ou Agoureiro?

"… o profeta que ousar falar em Meu Nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou falar em nome de outros deuses, terá que ser morto."  (Dt. 18:20)
             
Quando acontecem tragédias mundiais, pessoas que se intitulam místicas, rapidamente  localizam nos escritos de Nostradamus, uma referencia que alegam ser uma profecia sobre tal acontecimento. Podemos dizer que estes “entendidos” são profetas de ato consumado.

Quando surge o nome Nostradamus, quem não tem comprometimento com Jesus acredita que este personagem conhece melhor o futuro do que a Palavra de Deus. Quanto aos crentes, estes silenciam porque a maioria não sabe que lugar Nostradamus ocupa na história cristã. É possível sentir no ar a pergunta: qual é a importância de Nostradamus dentro do cristianismo? Existe  coerência entre suas previsões e a Palavra de Deus registrada no Novo Testamento? Nostradamus foi um profeta?

Em primeiro lugar, precisamos diferenciar a adivinhação da profecia bíblica. A adivinhação é um tipo de previsão dispersiva do futuro, provocada e desenvolvida pelo adivinho. A adivinhação precisa de estímulos e transe para ocorrer. Por isso, os adivinhadores usam folhas e plantas alucinógenas, jogos e cânticos, invocações de certas entidades e até  bacias com água, como Nostradamus.
            
A fonte do poder da adivinhação é desconhecida, normalmente os adivinhos não dizem quem lhes revelou isto ou aquilo. Os adivinhadores geralmente anunciam tragédias, guerras, mortes, vinganças e doenças. Os adivinhadores na verdade são agoureiros e suas previsões são invariavelmente   nefastas. A adivinhação apresenta o temor sem mostrar uma porta de escape. Na adivinhação não há esperança! O temor é estabelecido para que o temeroso fique preso ao adivinhador.
            
Em segundo lugar precisamos entender que uma profecia bíblica é substancialmente diferente, pois ela não é provocada por alguém,  Deus é a fonte da revelação da profecia. Através de pessoas comuns, Deus revelou seus propósitos proclamando antecipadamente o que Ele iria realizar. Você percebeu? Deus não anuncia o que vai acontecer, mas sim o que Ele vai fazer. O aspecto mais importante dessa diferença é que tudo quanto Deus anunciou aconteceu, acontece e acontecerá  nos mínimos detalhes antecipadamente revelados por Ele. Ainda restam importantes e preciosas profecias reveladas por Deus  que estão para acontecer, e a qualquer momento, sem mais avisos prévios.

Hoje, Deus centralizou todas as profecias bíblicas quanto ao futuro, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo. Desta maneira, os propósitos de Deus se tornam visíveis na unidade dos acontecimentos, tanto do passado, no presente quanto ao futuro. Deus não é dispersivo quando nos revela a história.

Com respeito a Nostradamus, ele não tem nada em comum com o cristianismo. O seu poder não procede de Deus, além disso, Nostradamus não confessa Jesus Cristo como Filho de Deus encarnado e Senhor de todas as eras. Alegre-se, pois Deus já anunciou tudo que você precisa saber para viver eternamente em paz com Ele.

Deus não agoura, Ele anuncia por toda parte que a salvação, o perdão dos pecados e a paz com Ele estão disponíveis em Cristo Jesus.




Fonte: Ler e Viver
---------------