segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pastor evangélico que já lutou na era do Vale Tudo sonha com vaga no UFC

Faixa preta de jiu-jitsu e estrela na era do Vale Tudo da década de 1990, o agora pastor evangélico Ismael Souza surpreendeu a comunidade do MMA e do mundo gospel ao declarar que estará buscando uma vaga no Ultimate Fighting Championship. Ele afirmou que pode se firmar entre os melhores da era do MMA.

Ismael vem da segunda maior família de Jiu-Jitsu do mundo, a Família Souza. O lutator por haver vencido o mais temido Circuito Mundial de Vale Tudo da história: o IVC, que já se configurou como o mais expressivo evento do mundo na modalidade.

Na época do IVC, ele teve o direito de lutar contra Wanderlei Silva, mas o combate não ocorreu. Em 2000,  Ismael sofreu um acidente que o afastou das competições. Entre 2001 e 2008, ele teve que realizar operações para a fixação de 9 parafusos na perna direita para recuperação articular do joelho direito. Para Ismael seu retorno ao mundo das lutas representa um dos maiores gestos de superação do esporte. Em entrevista para o Portal do Vale Tudo, ele falou sobre a possibilidade de entrar para o UFC.

“Seria interessante o UFC ter um pastor em seu card. Isso seria uma demonstração da entrada do UFC ainda mais nas comunidades, e chamaria a atenção do segmento religioso que certamente iria se mobilizar para ver esse momento inédito na história do evento”, alegou.

“Uma coisa eu tenho certeza se não fosse pelo acidente ou teria conquistado o cinturão do UFC, ou por várias vezes chegaria a esta disputa. Como isso ficou mal resolvido, chegou a hora de resolver. Na minha época, eu lutava eventos de 30 minutos com adversários de até 30kg mais pesados, com várias lutas na mesma noite, de mão livre, valendo cabeçadas, tiro de meta e muito mais. Lutar rounds de 5 minutos não significa ser mais fácil, mas que é melhor que ter que lutar 30, isto não há dúvida. Acredito que posso voltar a estar entre os tops”, garantiu.

Nos últimos anos, Ismael se destacou no mundo acadêmico. Ele estudou Teologia, tendo um bacharelado e mestrado na área, e aguardando o processo seletivo para doutorado. Possui também licenciatura e pós-graduação em Filosofia, além da formação em Educação Física.

Desde 2005, Ismael é pastor e atualmente aguarda a liberação da documentação relacionada a Igreja que será o pastor titular, no Rio de Janeiro. Ele espera com esta iniciativa poder colaborar cada vez mais promovendo a mensagem de paz e a filosofia esportiva, duas grandes aliadas para transformação dos jovens e da sociedade. Sobre a polêmica de um pastor no MMA, Ismael diz que compreende as críticas.

"Sou um homem de tolerância e respeito ao pensamento e consciência do próximo, logo seria uma contração não compreender as críticas das pessoas. Cada um possui uma capacidade de compreensão. Não posso mudar isso nas pessoas. Infelizmente numa sociedade regida pela superficialidade, normalmente atacam o caráter e a idoneidade de uma pessoa por uma determinada postura. Você pode falar de uma postura que não concorda, mas nunca atacar denegrindo uma pessoa que você não conhece. Isso deveria ser ensinado”, completou.




Fonte: O Repórter
----------------