quarta-feira, 26 de junho de 2013

Batistas Brasileiros convocados ao Palácio do Planalto

Atendendo a um convite do Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Sr. Gilberto Carvalho, estiveram em Brasília no último dia 07 de junho o Pr. Luiz Roberto Soares Silvado, presidente da Convenção Batista Brasileira; Pr. Sócrates Oliveira de Souza, diretor executivo; Pr. Estevam Fernandes, presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil; Pr. Ilquias Paim, Vice Presidente da Ordem dos Pastores; Pr. Fernando Brandão, diretor executivo da JMN; Pr. João Marcos, diretor executivo da JMM; Prof. Lúcia Margarida P. de Brito, diretora executiva da União Feminina Missionária do Brasil; Luciene Fraga, coordenadora do Departamento de Ação Social da CBB; Pr. Diego Bravim, presidente da Juventude Batista Brasileira. Ocasião em que também foram recebidos pela Ministra da Casa Civil, Sra. Gleice Helena Holfman.

A audiência com o Ministro Gilberto Carvalho, que teve a duração de duas horas e vinte minutos, foi aberta com o Ministro agradecendo a presença dos representantes da Convenção Batista Brasileira, expondo as razões desta convocação e destacado seu reconhecimento à seriedade com que os Batistas atuam em todos os segmentos da sociedade brasileira, citando inclusive a postura de alguns batistas que atuam como servidores no Palácio do Planalto. O Pr. Silvado fez a entrega de um exemplar da Bíblia produzida pela Imprensa Bíblica Brasileira, fazendo a leitura do texto bíblico, uma meditação e oração pela vida do Ministro e sua responsabilidade como homem público, mas também como homem que precisa estar na dependência e orientação de Deus para o desempenho de sua tarefas e por sua família.

Em seguida o Pr. Sócrates fez uma apresentação geral da denominação batista e das atividades dos batistas desenvolvida através da Convenção, destacando os valores e princípios nos quais nos fundamentamos e que nossas atividades são frutos do cumprimento da Palavra de Deus.

Respondendo a indagação do ministro sobre nossa atuação na área de responsabilidade social o Pr. Sócrates destacou que a ação social dos batistas brasileiros expressa e busca cumprir os propósitos do reino de Deus na sociedade, com o objetivo de propiciar condições para a plena realização da pessoa humana em relação a si mesma, ao próximo, à natureza e a Deus. O entendimento de que as Escrituras apoiam a posição de que o dever do crente de amar inclui as dimensões sociais bem como as espirituais; A convicção de que as Escrituras ensinam a responsabilidade social de proteger vidas inocentes e carentes, mas também exorta a que o bem seja feito a todos, que desafia os próprios crentes e igrejas batistas a assumirem e viverem sua responsabilidade social, a fim de serem modelos para a sociedade e uma alternativa para o mundo.

O Pr. Estevam Fernande e Pr. Hilquias Paim falando em nome da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil entregaram ao Ministro o manifesto sobre a família, onde reafirmam a defesa dos valores bíblicos que seguimos e o comprometimento total com estes valores em defesa da vida e da família. Com a seguinte definição:

MANIFESTAMOS nossa posição contrária à redefinição da família incentivada no PNDH que se distancia frontalmente dos preceitos bíblicos e do que é estabelecido na própria Constituição Federal.

Assim, CONCLAMAMOS os representantes do povo no Congresso Nacional que se posicionem a favor da manutenção dos ideais expressos em nossa Constituição Federal, rejeitando qualquer dispositivo que subverta a constituição da família conforme preceitua a referida Constituição e a Bíblia;

as demais instâncias da República, cidadãos e líderes de instituições sociais, que se unam em defender a manutenção saudável da família que, ao longo da história, tem sido o esteio de nossa sociedade;

aos Pastores Batistas que continuem ensinando claramente os preceitos bíblicos sobre a família, garantindo, assim, o esclarecimento do povo de Deus que vive nesta Nação, bem como suas Igrejas e comunidades de modo a demonstrar a sociedade os benefícios que a família, biblicamente constituída, vem trazendo ao longo da história.

As atividades de Missões Nacionais foram destacadas pelo Pr. Fernando Brandão, que fez uma ampla exposição da importância da transformação da sociedade brasileira a partir da aceitação de Jesus Cristo. Informou sobre o projeto “Cristolândia” e o impacto que tem causado principalmente na vida das milhares de pessoas já retiradas das ruas de cidades brasileiras. Os diversos projetos no campo de evangelização com o resgaste do ser humano de forma integral, destacou as ações junto as várias comunidades ribeirinhas e indígenas, bem como as atividades dos lares batistas administrados por Missões Nacionais, convenções estaduais, associações e igrejas.

A União Feminina Missionária Batista do Brasil, representada pela sua diretora executiva Prof. Lúcia Margarida Pereira de Brito, destacou a atuação que as mulheres batistas brasileiras tem desenvolvido em todas as faixas etárias, com objetivo que todas sejam alcançadas e possam ter uma vida eficaz.

A forte atuação dos batistas nos diversos países através de Missões Mundiais foram apresentadas pelo Pr. João Marcos, diretor executivo que destacou as intensas ações evangelizadora e sociais realizadas através do missionários efetivos e os missionários voluntários, através do projeto “Radicais sem Fronteiras”, e as ações do projeto PEPE, que tem alcançado a milhares de famílias.

A Juventude Batista Brasileira que se fez representar através de seu presidente Pr. Diego Bravim, destacou o investimento que os batistas tem feito para que toda juventude brasileira possa andar nos caminhos do Senhor, buscando o crescimento em todas as dimensões da vida.

Como explicou o Ministro Gilberto Carvalho, a Secretaria Geral da Presidência da República tem como principal atribuição intermediar as relações do governo federal com as entidades da sociedade civil, sendo o órgão que assessora diretamente o governo federal e a presidenta da República no relacionamento e articulação com os movimentos sociais e que assegura a consulta e a participação popular na discussão e definição da agenda prioritária do País. Assim a segunda parte do encontro foi com os diretores e secretários da Secretaria Nacional de Articulação Social e do Departamento de Participação Social com o Sr. Pedro de Carvalho Pontual, diretor do Departamento de Participação Social; Sra. Suelen Gonçalves dos Anjos, da DPSP; Sr. Geraldo Magela Trindade, secretário adjunto da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais; Sr. Olavo Perondi, Diretor do Departamento de Política Social; e Sra. Lais Lopes, coordenadora do projeto do marco regulatório das organizações sociais. Com objetivo de conhecer da liderança batista, bem como nossas ações no campo da ação social e do desenvolvimento social. Em todas estas atividades fomos ciceroneados pelo Prof. Alexandre Brasil, que atua na Secretaria Geral.

Fomos desafiados a ajudar o Governo Federal na tarefa da realização das Conferências Municipais, Estaduais e Nacionais  dos diversos Conselhos, mobilizando as pessoas dos bairros onde estamos como Igreja a se envolverem participando e discutindo as ações que devam ser implantadas para melhorar e avançar o progresso de nosso país, tais como: Conferência Nacional de Educação, Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, Conferência Nacional de Meio Ambiente, Conferência Nacional de Assistência Social. A Secretaria Nacional de Relações Político-sociais também solicitou a nossa ajuda quanto à divulgação sobre os oito objetivos do milênio (ODM), a fim de incentivarmos às igrejas na participação do monitoramento das políticas públicas para o cumprimento das metas do milênio bem como a divulgação do Prêmio “ODM Brasil” que visa incentivar as mais importantes e criativas ações da sociedade civil e de governos municipais que ajudam o Brasil a atingir os ODM.

O DAS – Departamento de Ação Social da Convenção Batista Brasileira coordenará e encaminhará através do Jornal Batista e de nosso sistema de informação eletrônica todas as datas e objetivos das diversas conferências deste ano e de 2014; uma série de artigos sobre os oito objetivos do milênio e informações sobre o Prêmio ODM Brasil.

Em reunião, tanto com a Ministra Gleice Helena Holfman, como com os diretores e secretários da Secretaria Nacional de Articulação Social e do Departamento de Participação Social, o Pr. Presidente da CBB, Luiz Roberto Silvado, denunciou a discriminação para com as Entidades Religiosas, inclusive a Junta de Missões Nacionais, com relação a obtenção do CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009). Pr. Luiz Silvado ainda cobrou que sejam tomadas medidas dentro dos órgãos estaduais e municipais para um atendimento justo e digno as Entidades Religiosas.




Fonte: Convenção Batista Brasileira
----------------------------