sexta-feira, 31 de maio de 2013

Pastor chileno morto em Goiás era amante do suspeito, diz polícia

Corpo foi encontrado com marcas de facadas, em estrada de Águas Lindas.
Polícia prendeu dois irmãos; um deles estaria sendo ameaçado pela vítima.

Dois jovens, de 22 e 24 anos, estão presos suspeitos de assassinar o pastor chileno Alejandro Arturo Diaz, de 48 anos, encontrado morto no dia 19 de março em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Segundo a Polícia Civil, um deles era amante da vítima.

A polícia chegou até os dois jovens após quebrar o sigilo telefônico do pastor da igreja anglicana. "A gente rastreou os contatos que ele teve. Ficamos sabendo que ele tinha mantido contato com uma pessoa dessa região e, a partir daí, a gente começou esse trabalho como forma de chegar aos autores", explicou o delegado Fernando Gama, responsável pelo caso.

De acordo com a investigação, o jovem de 22 anos era amante de Alejandro havia cinco anos. O pastor estaria ameaçando o suspeito porque queria morar com ele.

No dia 14 de março deste ano, os dois irmãos, segundo a polícia, mataram o pastor em uma estrada na zona rural de Águas Lindas. Eles confessaram o crime e participaram de uma reconstituição na quarta-feira (29).

Os dois irmãos contaram à polícia que foram de carro com a vítima até o local para conversar. A princípio, eles queriam dar um susto no pastor, por causa das ameaças. Alejandro dirigia o carro ao lado do amante, enquanto o irmão dele estava no banco de trás.

Quando o pastor parou, o rapaz que estava no banco de trás desceu do carro com uma faca e ameaçou. A vítima saiu do veículo e os dois começaram a brigar.

O jovem de 24 anos relatou que, então, deu uma facada na vítima, que ainda conseguiu caminhar por cinquenta metros até cair. Em seguida, ele se aproximou e deu mais duas facadas. O pastor permaneceu no chão até morrer.

Ao ver a cena, o jovem mais novo saiu do carro e buscou o irmão. Os dois tentaram fugir no carro do pastor, mas o veículo caiu em um buraco. Eles fugiram a pé em seguida.

Na reconstituição, os dois jovens disseram que caminharam até chegar ao local onde jogaram a faca, em uma mata. Os irmãos seguiram o caminho até chegar em uma rodovia, onde o mais velho conseguiu ligar para um mototáxi.

Os dois voltaram para Águas Lindas. O jovem mais novo permaneceu na cidade e o mais velho foi para Planaltina de Goiás, onde morava.

De acordo com o delegado, cinco dias após o crime, um caseiro da região encontrou o corpo de Alejandro. O veículo ainda estava na estrada. Dentro do carro havia documentos, uma mala com roupas do pastor e objetos eletrônicos.

Na época, a família de Alejandro contou ao delegado que o pastor tinha saído de Jundiaí, cidade do interior paulista, com destino ao Rio de Janeiro. Mas, de acordo com o GPS do carro, a vítima tinha como destino a cidade de Taguatinga, no Distrito Federal.

Segundo o delegado, durante as investigações, ficou claro que o pastor e o jovem tinham um relacionamento amoroso. Os dois teriam se conhecido em Taguatinga, mas a polícia não detalhou como.

Os dois irmãos seguem presos e responderão por homicídio qualificado. A pena pode chegar a 30 anos de prisão, caso sejam condenados.

Fernando Gama considera o caso solucionado. Agora, sua equipe vai intensificar as buscas pela arma utilizada no crime. "A gente trouxe [os suspeitos] aqui para tentar refazer toda a dinâmica do crime. Traremos mais policiais para fazer uma varredura naquele local para tentar encontrar a faca e adicionar mais provas ao inquérito policial", disse o delegado.




Fonte: G1
--------