sábado, 4 de maio de 2013

Igrejas Engessadas X Igrejas Enlatadas

Tradicionalismo é a fé morta dos que ainda vivem. Tradição é a fé viva dos que já morreram. [Nikolai Berdiaev]

Muito se ouve falar, hoje em dia, de igrejas engessadas ou frias. Uns dizem, até que essas igrejas que não deixam o Espírito Santo agir. Igrejas consideradas tradicionais sofrem esse tipo de preconceito. Mas o que torna uma igreja tradicional? Seriam formas de cultos? Ministrações aos gritos? Ou músicas que mais se parecem com shows?

Não fico surpreso quando muitas pessoas evangélicas nem lembram na segunda-feira aquilo que foi pregado no fim de semana em sua igreja. Igrejas que não querem carregar o título de “tradicionais” alimentam seus cultos de uma série de apresentações e ministrações que causam um belo entretenimento aos ouvintes, até emocionam e envolvem as pessoas, mas pouco edifica no ensino bíblico.

“Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?” (I Timóteo 3: 5)

O que se vê por aí são reuniões desordenadas e sem a menor reverência. Adultos agindo como crianças, crianças que se divertem imitando os adultos. Meu Deus, o que é isso? Gente que não tem costume de ordem em casa e leva isso para a igreja. Líderes pregadores que dizem não precisar preparar mensagens porque o Espírito Santo de Deus vai falar. USAM DEUS COMO DESCULPA PARA O COMODISMO. A presença do Espírito se torna um motivo para um verdadeiro picadeiro de manifestações diversas.

As igrejas consideradas engessadas são aquelas consideradas “paradas no tempo”, que não avançam para as novidades de nossos dias. De contrapartida vejo igrejas enlatadas, que costumam criticar outras igrejas, mas não percebem que vivem presos ao seu modo de agir e pensam que são as comunidades que estão com “a verdade”, enlatadas em sua arrogância se limitam a considerar que outras igrejas ainda não alcançaram maturidade espiritual. Na verdade, somos todos nós carentes da graça de Deus em Jesus Cristo. Deus tenha misericórdia de nós!!!



Fonte: Blog Palavras do Leo
------------------------