sexta-feira, 19 de abril de 2013

"Eu sou muito religioso. Deus diz 'não' ao álcool", disse suspeito de ataque terrorista em Boston que foi morto

Um dos suspeitos do ataque terrorista em Boston, o jovem de origem tchetchena Tamerlan Tsarnaev, disse que não tinha "um único amigo" nos Estados Unidos. Ele morreu durante uma troca de tiros com a polícia na manhã desta sexta (19).

O outro suspeito do atentado é o irmão mais novo de Tamerlan, Dzhokhar Tsaenaev, 19, que continua foragido. A ação, realizada na tarde de segunda (15), deixou um saldo de três mortos e 176 feridos.

Tamerlan era apaixonado por boxe. Em um perfil publicado em uma revista local em 2008, o jovem estudante de engenharia da faculdade comunitária de Bunker Hill, em Boston, afirma que deixou os estudos por um semestre para se dedicar a campeonatos estudantis do esporte.

"Se eu ganhar um monte de lutas poderia me tornar cidadão dos Estados Unidos para competir na Olimpíada", disse Tamerlan Tsarnaev.

Ele e sua família deixaram a Tchetchênia no início dos anos 1990, devido ao conflito armado na região, e chegaram a viver por alguns anos no Cazaquistão, antes de se mudarem para os Estados Unidos.

Segundo conta reportagem da revista "Slate", Tamerlan dizia se sentir isolado por manter um estilo de vida diferente da maioria dos jovens norte-americanos, por não fumar ou consumir álcool.

"Eu sou muito religioso. Deus diz 'não' ao álcool", disse ele. "Mas não há mais valores e as pessoas não se preocupam mais em se portar bem."

Após o anúncio dos ataques, o pai dos suspeitos, Anzor Tsarnaev, disse não acreditar que seus filhos estejam envolvidos no ataque. Ele defendeu o filho mais novo, que disse se tratar de um jovem inteligente e talentoso. "Meu filho é um verdadeiro anjo. Dzhokhar é estudante do segundo ano de medicina nos Estados Unidos. Ele é um garoto muito inteligente. Nós esperávamos ele para as férias."

O tio dos jovens, Ruslan Tsarni foi mais duro. Em entrevista à emissora local WBZ-TV, ele disse que, se ficar comprovada a autoria do ataque, os rapazes "não merecem viver". E descreveu seu sobrinho mais velho como um "fracassado".

TERROR

A polícia de Boston continua na manhã desta sexta-feira as buscas para encontrar o segundo suspeito do atentado na maratona da cidade, Dzhokhar Tsaenaev.

Os irmãos tinham visto de residência permanente nos EUA e, de acordo com fontes da investigação, tinham experiência militar.

A Casa Branca informou que todas as informações da operação são repassadas ao presidente Barack Obama por integrantes da agência federal antiterrorismo.

Durante a perseguição a Dzhokhar, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, suspendeu todo o serviço de transporte público na região de Boston, em especial em Watertown, onde se concentram as buscas. O transporte público entre Boston e o Estado de Rhode Island também foi suspenso.

As autoridades recomendaram que os moradores da cidade e de Newton, Waltham, Allston-Brighton e Cambridge, na região de Boston, fiquem em casa e que abram a porta para agentes da polícia em caso de eventuais revistas.

Além do transporte público e do toque de recolher, os tribunais e o comércio não funcionarão até segunda ordem. Também foram fechados o MIT, onde ocorreu a morte do policial, e a Universidade Harvard, ambos em Cambridge, no subúrbio de Boston.

O chefe de polícia de Watertown, Edward Deveau, pediu força à comunidade local ante os transtornos causados pela perseguição policial.

"Nós pedimos a todos que fiquem onde estão. Nenhum tráfego de veículos será autorizado até segunda ordem. Nenhum estabelecimento comercial está autorizado a funcionar. A comunidade de Watertown sempre esteve forte, precisamos que isso se mantenha hoje".

PERSEGUIÇÃO

A perseguição pelos suspeitos começou na noite de quinta (18), com forte efetivo policial, que inclui veículos blindados e helicópteros. Neste momento, a polícia cerca um shopping de Watertown, onde acreditam que esteja o segundo suspeito.

As autoridades temem que haja explosivos, em especial granadas, na área. Mesmo com o cerco, buscas estão sendo feitas nas casas da cidade. A ação, que envolve equipes da Swat, FBI e Departamento de Segurança, além de policiais estaduais de Massachusetts e a polícia de Boston.

Imagem do dia 15 de abril mostra o suspeito Dzhokhar Tsarnaev, de boné branco, deixando o local do atentado

A ação policial teve início por volta da meia-noite (1h em Brasília), após um tiroteio dentro do campus do MIT, em Cambridge, no subúrbio de Boston. Na ação, um policial que fazia a guarda da universidade foi morto. A universidade disse que a situação é "extremamente perigosa" e pediu aos estudantes que fiquem em casa.

Segundo as autoridades locais, durante a perseguição os suspeitos sofreram um acidente em um posto de gasolina e abandonaram o veículo. Testemunhas dizem que os fugitivos lançaram granadas de dentro do carro contra os agentes, como em uma perseguição de um filme de ação.

Após intensa troca de tiros, primeiro suspeito morreu. A polícia diz que o homem morto era o que estava de boné preto nas imagens das câmeras de segurança divulgadas ontem.



Fonte: Folha
----------