quarta-feira, 20 de março de 2013

Revista Samuel apresenta trechos de livro que relaciona Igreja Católica à ditadura argentina

Publicação que chega às bancas nesta semana traz também dossiê especial sobre a crise econômica europeia

A eleição do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como novo papa, passando a assumir o comando da Igreja Católica com o nome de Francisco, trouxe à tona as denúncias de ligação entre o clero daquele país com o regime militar (1976-1983) que, além das milhares de mortes, ficou marcado pelos inúmeros e violentos casos de violação aos direitos humanos e à tortura.

O próprio sumo-pontífice é apontado por Horacio Verbitsky, jornalista e escritor, autor de diversos livros sobre o tema, como envolvido com o regime opressor. O número oito da Revista Samuel, que estará nas bancas nesta semana, traz na seção “Vale a Pena Ler de Novo”  trechos do livro El Silencio, que revela como a instituição conspirou e ajudou a implantar a ditadura no país.

Já o dossiê especial fica por conta da crise europeia, que entra em seu quarto ano, não demonstra sinais de enfraquecimento e coloca em risco o modelo conhecido como “estado de bem estar social”, que por anos foi um norteador da promoção de igualdade em países de sistema capitalista.

Os textos selecionados abordam o futuro da moeda única; o endurecimento dos discursos nacionalistas, separatistas e antieuropeus; e as políticas de austeridade fiscal que restringem cada vez mais os direitos dos trabalhadores.

O que é Samuel

A revista Samuel é uma seleção bimestral das melhores reportagens, artigos e imagens da imprensa independente nacional e internacional.



Fonte: Opera Mundi
-----------------