quarta-feira, 20 de março de 2013

Presidente do Uruguai José Mujica e a primeira-dama não foram à 1ª missa de Francisco porque 'o Uruguai é um Estado laico, não somos crentes'

O governo do Uruguai enviou o vice-presidente, que é católico, para representar o país na celebração no Vaticano

A senadora uruguaia Lucía Topolansky, mulher do presidente do país, José Mujica, justificou a ausência do marido na primeira missa do papa Francisco, realizada nesta terça-feira, afirmando que o “Uruguai é um Estado laico”. Em entrevista à rádio Vorterix de Buenos Aires, a primeira-dama disse hoje que o presidente não foi ao evento porque “não é crente”.

O Uruguai enviou o vice-presidente Danilo Astori, que é católico, para representar o país. “O Uruguai é um país absolutamente laico. A Igreja está separada do Estado desde o século passado. E, nisso, há um diferencial com o resto da América Latina. Temos respeito, há liberdade de culto, mas não somos crentes”, disse a senadora.

“Nosso país não viu (a eleição do Papa argentino) como algo central da sociedade, essa é a verdade”, acrescentou Topolansky. A senadora disse que é “uma novidade” o Papa ser latino-americano e parabenizou o cardeal Jorge Mario Bergoglio. 



Fonte: Terra
----------