domingo, 24 de fevereiro de 2013

Em Cruzeiro do Sul, 90% das igrejas estão irregulares, diz Bombeiros

Representantes das igrejas Católicas e Evangélicas foram notificados.
Igrejas não oferecem segurança aos fiéis, afirma Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros iniciou uma fiscalização nos templos religiosos no interior do estado. Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, os militares constataram que 90% das igrejas estão funcionando de forma irregular.

Os representantes das igrejas Católicas e Evangélicas já foram notificados por meio de ofício, para que apresentem ao Corpo de Bombeiro um projeto assinado por um engenheiro comprovando que o local é seguro para receber os fiéis.

Segundo o comandante Major Araújo, em Cruzeiro do Sul existem aproximadamente 60 igrejas. Uma delas, a igreja Batista do Bosque, situada na Avenida Coronel Mâncio Lima, centro da cidade, deverá ser fechada por não oferecer nenhum tipo segurança aos frequentadores.

A igreja funciona no segundo e terceiro pavimento de um prédio onde funcionava também a Defensoria Pública. De acordo com o comandante, o local não é apropriado para receber grande número de pessoas, além de não existir equipamentos de segurança e nem saída de emergência.

Diante do perigo constatado, o Corpo de Bombeiro notificou a igreja para que faça as adequações exigidas no prazo de 30 dias.

A notícia não agradou a cúpula da igreja evangélica. Segundo o Major Araújo, após essa notificação, ele passou a ser pressionado em seu trabalhado, e foi até ameaçado por um pastor, que lhe mandou um recado através de outro líder religioso. "Ele disse que se o Corpo de Bombeiros continuar a intervir no funcionamento da igreja, eles vão acionar o governo, para que eu seja transferido para outra cidade do interior do Acre", conta.
O G1 procurou o pastor Calos Mariano responsável pelo templo em Cruzeiro, para falar sobre o assunto. Ele disse que ainda não tinha recebido autorização do presidente da igreja para falar com imprensa e adiantou apenas que já estão providenciando os documentos e equipamentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros.

A catedral de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul, principal templo religioso da igreja Católica na região, também foi notificada. O sacristão Alberto Brito de 80 anos,  trabalha na igreja há 61 anos e garantiu que o templo oferece segurança aos fiéis. Ele informou que a Diocese vai enviar os documentos que estão sendo exigidos e vai fazer as adequações necessárias nos outros templos da igreja católica.

As demais igrejas informaram que também estão se adequando à lei.



Fonte: G1
-------