domingo, 20 de janeiro de 2013

Pastor americano entrega rifle à polícia de Miami

O pastor da igreja Jordan Grove, Douglas Cook, deu um bom exemplo e entregou sua arma às autoridades de Miami, durante a operação de recompra de armas promovida pela cidade neste sábado (19). Ele tinha um rifle de caça herdado de seu pai.

Dezenas de armas, em sua maioria rifles de caça e revólveres, foram entregues pelos cidadãos à polícia que, em troca, oferecia desde um par de entradas para jogos de basquete até cartões de desconto para usar em shoppings.

Neste primeiro dia, a iniciativa, organizada pela prefeitura, teve uma boa recepção, já que dezenas de pessoas se aproximaram desde cedo para entregar armas que tinham em casa, sabendo que as autoridades se comprometiam a não fazer pergunta alguma sobre sua procedência.

Cook, contudo, conta que o rifle tinha 75 anos de idade, e era usado para caçar coelhos e pássaros em uma fazenda de Savannah, na Geórgia, onde passou a infância com seus onze irmãos e cinco irmãs.

— Ninguém tocava na arma sem permissão. Mas os jovens não são mais assim hoje.

Sob o nome "Gun Buy Back Operation" (Operação de Recompra de Armas), Miami quer reduzir o número de armas nas ruas e repetirá a iniciativa nos próximos três finais de semana em igrejas locais.

O reverendo faz parte de uma das congregações mais engajadas no desarmamento da população local.

— Precisamos parar isso.

Sobre a tragédia de Newtown e outros casos de tiroteios em escolas americanas, o prefeito da cidade, Tomás Regalado, disse durante cerimônia na igreja que esses eventos fazem com que a população tenha mais consciência da periculosidade das armas.

Na recompra, uma vez que se comprove que as armas estão descarregadas, os agentes as guardam para que a Polícia Científica verifique se foram utilizadas em algum tipo de crime.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, propôs na quarta-feira (16) um conjunto de medidas para reduzir a violência armada. Além disso, pediu ao Congresso uma renovação na proibição da venda de rifles de assalto, assim como um controle de antecedentes penais de todos os compradores e uma nova lei federal sobre tráfico de armas. 



Fonte: R7
------