sábado, 19 de janeiro de 2013

Missionários batistas oferecem curso de formação de líderes para o Ministério com Surdos

O curso de formação de líderes para o Ministério com Surdos, que teve início no dia 7 de janeiro, já está impactando vidas antes mesmo de seu término - programado para o dia 27 de janeiro. Os participantes e professores, desejosos em alcançar cada surdo presente em solo brasileiro para Cristo, estão compartilhando as experiências e impressões do curso. Ao todo, 30 pessoas (16 ouvintes e 14 surdos) estão recebendo aulas de liderança, Libras, evangelização de crianças, discipulado para surdos, elaboração de projetos, entre outros temas.

"Deus tem falado comigo de maneira grandiosa e confirmado o meu chamado. Sei que Deus tem algo muito especial para mim e quero levar a visão que Ele me concedeu aqui no curso para a minha igreja, PIB em Campo Formoso, do Pr. Clécio Lima", disse a ouvinte, Kamilla Augusta de Almeida Jesus, que saiu da Bahia para aprender os ensinamentos do curso. Ela explicou que sua igreja tem investido em sua formação como líder e deseja que ela retorne pronta para implantar o Ministério com Surdos em sua cidade, visto que avaliam o Ministério com Surdos como sendo "de extrema relevância no Reino de Deus".

O surdo, Ricardo Corbari, de Vilhena (RO), contou que o curso está fazendo com que cresça ainda mais, espiritualmente, e também está ajudando-o a entender qual é a vontade de Deus para sua vida. "Nas aulas, a Palavra de Deus tem sido apresentada de forma clara", afirmou ele, que também destacou o bom entrosamento com o grupo como diferencial para um melhor aproveitamento das disciplinas.

Segundo a coordenadora do Ministério com Surdos em Missões Nacionais, Marília Manhães, a relevância do curso é a formação do caráter e maturidade cristã para exercer este tipo de ministério na igreja. "Os surdos estão em vários seguimentos, em nossas igrejas e precisam aprender mais de Jesus. Por isso, temos investido na formação de novos líderes".

Wesley Soares, missionário voluntário da JMN e um dos 13 professores do curso, ministrou sobre Discipulado e disse que os desafios encontrados para evangelização e discipulado dos surdos no Brasil revelam a carência de investimentos na produção de material em Libras e na formação de lideranças para o pastoreio dos 9,6 milhões de surdos. Ele também afirmou que ainda é muito reduzido o número de igrejas que entendem o "ide" de Jesus para todos os povos e línguas.

"Daí a grande importância de realizarmos o curso de formação de liderança. A cada ano, temos formado líderes multiplicadores, despertando igrejas para o cumprimento da grande comissão", declarou Marília. Ainda de acordo com ela, já é possível ver crescimento e os resultados daqueles que têm se preparado para melhor servir.

Este é o 5º ano de realização do curso e o planejamento é continuar planejando outras edições e cada vez mais ações que incentivem e capacitem as igrejas a alcançarem os surdos. Mais uma vez, irmãos de igrejas de vários estados brasileiros se inscreveram não apenas porque reconhecem que o curso já é referência na área mas porque compreenderam que o Senhor deseja usar suas vidas para salvar aqueles que ainda estão excluídos e são carentes de gestos que os conduzirão a uma vida plena de salvação.



Fonte: Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira
---------------------------------------------------------------