domingo, 30 de dezembro de 2012

As dez descobertas do ano

O CERN descobriu uma partícula nova que pode ser o bosão de Higgs, conhecido como «partícula de Deus», porque confere ordem e massa ao universo. «Este é um resultado preliminar, mas pensamos que é muito forte e muito sólido. É realmente uma nova partícula», anunciaram.

Cientistas alemães e israelitas conseguiram produzir sémen de rato em laboratório, o que abre caminho para a produção artificial de esperma humano e pode revolucionar os tratamentos de fertilidade. 

Um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia desenvolveu um método capaz de reconstruir palavras valendo-se dos sinais eléctricos recolhidos dos cérebros de pacientes, bastando estes pensarem nelas.

Uma equipa da Universidade de Yale, liderada pelo jovem português Nuno Raimundo, desvendou o processo da perda de audição, através da manipulação genética de cobaias, abrindo caminho a um tratamento para a surdez. 

A NASA anunciou a descoberta de um novo planeta, uma «super-Terra», composto maioritariamente por água e com uma pequena atmosfera de vapor.

Investigadores de uma pequena empresa britânica conseguiram transformar vapor de água e dióxido de carbono recolhido da atmosfera em gasolina.

Uma dose de ultra-sons nos testículos pode parar a produção de espermatozóides, no esperma do homem e funcionar como método contraceptivo 100 por cento eficaz. 

As próteses motoras podem vir a ser exclusivamente comandadas pelo cérebro. A descoberta é de um neurocientista português, Rui Costa, em parceria com um colega norte-americano. 

Cientistas descobriram na China vários fósseis de uma nova espécie humana que terá vivido há cerca de 11 mil anos.

Um grupo de cientistas anunciou ter descoberto uma forma de ajudar ratinhos paraplégicos a aprenderem a andar de novo, graças a um tratamento que combina estímulo da medula espinhal e suporte robótico.



Fonte: TVI24
------------------