sábado, 8 de dezembro de 2012

Arqueólogos encontram estátua de faraó de mais de 3 mil anos no Egito

A peça arqueológica tem altura de 1,25 metros e foi esculpida em rocha cinza durante o Império Novo

Uma equipe de arqueólogos franceses descobriu na cidade de Luxor, no sul do Egito, uma estátua que representa um faraó do Império Novo, período entre os anos 1539 a.C e 1075 a.C. A peça arqueológica, que tem altura de 1,25 metros e está esculpida em rocha cinza, foi encontrada durante escavações no templo Montu.

Em comunicado, o ministro de Estado de Antiguidades do Egito, Mohammed Ibrahim, afirmou que a estátua representa um rei vestido com a tradicional saia faraônica, sendo que seus detalhes artísticos e o estilo da peça indicam que a peça foi esculpida no Império Novo, ou seja, há pelo menos 3 mil anos.

Após a descoberta, o responsável egípcio ordenou a transferência da antiguidade ao armazém de um museu para restaurá-la. Somente tronco e membros superiores foram encontrados, por isso, Ibrahim também pediu que a equipe continuasse as escavações no templo, na tentativa de descobrir a cabeça e extremidades inferiores da estátua.

O santuário de culto a Montu começou a ser construído no Império Médio (1975-1640 a.C.) e foi ampliado durante as consecutivas dinastias faraônicas até a época grega (332-30 a.C).



Fonte: Época com informações de EFE
-------------------------------