quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Provérbios 30

Ditados de Agur, filho de Jaque; oráculo: 
Este homem declarou a Itiel; a Itiel e a Ucal:
"Sou o mais tolo dos homens; 
não tenho o entendimento de um ser humano.
Não aprendi sabedoria, 
nem tenho conhecimento do Santo.
Quem subiu aos céus e desceu?
 Quem ajuntou nas mãos os ventos? 
Quem embrulhou as águas em sua capa? 
Quem fixou todos os limites da terra? 
Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? 
Conte-me, se você sabe!
"Cada palavra de Deus é comprovadamente pura;
 ele é um escudo para quem nele se refugia.
Nada acrescente às palavras dele, do contrário,
 ele o repreenderá e mostrará que você é mentiroso.
"Duas coisas peço que me dês antes que eu morra:
Mantém longe de mim a falsidade e a mentira;
 Não me dês nem pobreza nem riqueza;
 dá-me apenas o alimento necessário.
Se não, tendo demais, eu te negaria 
e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ 
Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, 
desonrando assim o nome do meu Deus.
"Não fale mal do servo ao seu senhor; 
do contrário, o servo o amaldiçoará, 
e você levará a culpa.
"Existem os que amaldiçoam seu pai 
e não abençoam sua mãe;
os que são puros aos seus próprios olhos
 e que ainda não foram purificados da sua impureza;
os que têm olhos altivos e olhar desdenhoso;
pessoas cujos dentes são espadas 
e cujas mandíbulas estão armadas de facas
 para devorarem os necessitados desta terra 
e os pobres da humanidade.
"Duas filhas tem a sanguessuga. ‘Dê! Dê! ’,
 gritam elas. "Há três coisas que nunca estão satisfeitas, 
quatro que nunca dizem: ‘É o bastante! ’:
O Sheol, o ventre estéril, a terra, que nunca se dessedenta, 
e o fogo, que nunca diz: ‘É o bastante! ’
"Os olhos de quem zomba do pai, e, zombando, 
nega obediência à mãe,
 serão arrancados pelos corvos do vale, 
e serão devorados pelos filhotes do abutre.
"Há três coisas misteriosas demais para mim,
 quatro que não consigo entender:
O caminho do abutre no céu, 
o caminho da serpente sobre a rocha, 
o caminho do navio em alto mar, 
e o caminho do homem com uma moça.
"Este é o caminho da adúltera: 
Ela come e limpa a boca, e diz:
 ‘Não fiz nada de errado’.
"Três coisas fazem tremer a terra, 
e quatro ela não pode suportar:
O escravo que se torna rei, 
o insensato farto de comida,
a mulher desprezada que por fim se casa,
 e a escrava que toma o lugar de sua senhora.
"Quatro seres da terra são pequenos, 
e, no entanto, muito sábios:
As formigas, criaturas de pouca força, contudo,
 armazenam sua comida no verão;
os coelhos, criaturas sem nenhum poder,
 contudo, habitam nos penhascos;
os gafanhotos, que não têm rei, contudo, 
avançam juntos em fileiras;
a lagartixa, que se pode apanhar com as mãos,
 contudo, encontra-se nos palácios dos reis.
"Há três seres de andar elegante,
 quatro que se movem com passo garboso:
O leão, que é poderoso entre os animais
 e não foge de ninguém;
o galo de andar altivo; o bode;
 e o rei à frente do seu exército.
"Se você agiu como tolo e exaltou-se a si mesmo,
 ou se planejou o mal, tape a boca com a mão!
Pois assim como bater o leite produz manteiga,
 e assim como torcer o nariz produz sangue,
 também suscitar a raiva produz contenda". 


-------------------------------------