quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Parada cardíaca mata pastor brasileiro em Nova Jersey, EUA

Na tarde de segunda-feira 12 de novembro, a comunidade brasileira em Nova Jersey perdeu um dos seus líderes religiosos mais antigos e populares. Quando seguia em uma ambulância para mais uma sessão de hemodiálise, o Pastor Gustavo Adiers, de 61 anos, natural de Porto Alegre (RS), residente em Kearny (NJ), sofreu uma parada cardíaca fatal. O trágico incidente ocorreu aproximadamente às 1 e meia da tarde, quando a ambulância, rumo à clínica na cidade de Harrison, transportava Adiers para ser submetido à uma das três sessões semanais de hemodiálise.

O líder religioso vivia há aproximadamente 25 anos nos EUA e ocupava o cargo de presidente da UNIPAS, uma entidade que congrega os pastores evangélicos de língua portuguesa nos Estados Unidos, com sede em Nova Jersey. Com a saúde abalada, ele tinha diabetes, se submetia às sessões semanais de hemodiálise em decorrência da doença e portava um marca-passo, como resultado de um enfarto sofrido há vários anos. Mesmo assim, Adiers não perdia o entusiasmo em divulgar a palavra do Evangelho à população e participava ativamente da UNIPAS.

Poucos dias antes de falecer, Adiers liderava um curso de formação de capelães em sua igreja, que ocupa parte das instalações da Igreja Batista da Walnut St., em Newark (NJ). As aulas foram suspensas em virtude do seu falecimento.

“Existe uma citação na Bíblia que diz: ‘A carne é fraca, mas o espírito é forte’ e o Pastor (Gustavo) sempre lutou contra as limitações físicas que ele tinha”, comentou o Pastor Túlio Abel, amigo da família e também organizador do curso de formação de capelães. 

A morte do Pastor Gustavo Adier sucedeu, no intervalo de quase 2 semanas, ao falecimento de outro líder religioso popular na comunidade brasileira na região, o Pastor Rubens Domingos, que perdeu a luta contra um tumor maligno no cérebro. Adiers deixou a esposa, Maria Carmem, os filhos, Felipe, Fernanda e Jennifer e 3 netos, todos residentes nos Estados Unidos.

Ironicamente, o aniversário do Pastor Gustavo, que seria comemorado em 2 de novembro, foi suspenso em virtude da morte do Pastor Rubens. No último domingo de 11 de novembro, membros de sua congregação organizaram uma festa improvisada e comemoraram o seu aniversário em sua residência, na cidade de Kearny (NJ). Aproximadamente, 60 pessoas participaram da celebração.




Fonte: Brazilian Voice
------------------