segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Resposta do Pastor Jaime Kemp a um irmão que se sente tentado por desejos homossexuais


Prezado irmão Jaime,

Nem sei como começar esta carta. Faz tempo que estou querendo escrever para o senhor, mas o medo de me abrir com alguém não deixou. Estou com 23 anos de idade, sou crente em Jesus desde pequeno. Realmente tenho o desejo de agradar a Deus em tudo o que faço, porém tenho um problema que nunca contei para ninguém. Estou contando-o somente para o senhor porque acho que vai me entender e vai poder me ajudar.

Meu problema é diferente do que o da maioria das pessoas e não sei o que fazer. Constantemente sou levado por desejos homossexuais. Nem gosto de confessar esses meus sentimentos, mas preciso me desabafar com alguém porque já estou desesperado. Jaime, por que tenho esses desejos? As pessoas que me conhecem não sabem o quanto estou sofrendo por dentro. Já tentei tirar esses pensamentos da minha cuca, mas não consigo. Estou sentindo uma solidão terrível. Pensei em conversar com meu pastor sobre este problema, mas não tenho coragem porque ele acha que eu sou um cara legal. Tenho medo que ele fique sabendo o que se passa dentro de mim.

Jaime, nunca cheguei a praticar este ato a não ser na minha mente e nos meus sentimentos, mas sou fortemente tentado, O que eu devo fazer? Por favor, escreva-me. Esperarei ansioso a sua resposta.
Abraços,

Francisco.

—————
Resposta de Jaime Kemp à Francisco

Prezado irmão Francisco,

Saudações cristas.

Recebi a sua carta e fiquei muito contente por você ter tido a coragem de escrever. É importante abrir-se com alguém. Todos nós precisamos de um amigo com o qual podemos nos abrir, compartilhar nossas lutas e ansiedades e orar. Espero que você encontre uma pessoa assim em sua igreja.

Primeiramente, quero que saiba que você não é o único a ter esse tipo de tentação. Há outros jovens que têm as mesmas tendências, as mesmas tentações. Espero que algo daquilo que agora compartilho com você o ajude na sua luta.

Francisco, creio que você já sabe, mas mesmo assim quero deixar bem claro, que a Bíblia considera o procedimento homossexual como pecado. Podemos afirmar categoricamente que Deus é contra essa prática. Leia Romanos 1:24-27. Neste trecho, o apóstolo Pauto fala sobre o homossexualismo no contexto de uma civilização que havia virado suas costas para Deus, torcendo as coisas de tal maneira que o “natural” foi mudado para o “não natural”. Provavelmente ele estava pensando na criação em Gênesis, onde Deus criou o homem à sua própria imagem, “macho e fêmea”.

Francisco, as relações homossexuais não levam os machos a serem machos e as fêmeas a serem fêmeas, porque macho e fêmea só caracterizam seu significado quando estão em relacionamento um com o outro. Um homossexual é doente, não porque ele tem um jeito efeminado, mas porque ele perdeu a sua identidade como ser humano. Nós aprendemos algo sobre nós mesmos e sobre Deus através da nossa atração pelo sexo oposto. A sua identidade verdadeira em Cristo não é homossexual mas sim heterossexual.

A Bíblia não condena tendências homossexuais. Sentir-se atraído por alguém do mesmo sexo é uma tentação singular e difícil. Porém, tentação não é pecado enquanto a pessoa resiste à vontade de colocar em prática os seus desejos ou de inflamar a sua mente com tais desejos.

Você disse que já cometeu este pecado em sua mente e sentimentos. Realmente, o desenvolvimento de qualquer fantasia erótica não pode estar dentro da vontade de Deus. Isto já é pecado. Se você se arrepender e confessar esse pecado a Deus, Ele o perdoará.
Francisco, talvez o seu maior problema esteja resumido nas suas próprias palavras: “estou sentindo uma terrível solidão”. Este sentimento é uma reação normal. Você não quer falar com ninguém porque está com vergonha e medo de ser mal entendido. Você tem inveja daquelas pessoas que têm um relacionamento normal com o sexo oposto. F. provável que não haja muito interesse da sua parte por uma garota. Você tem pavor de desenvolver um relacionamento normal e íntimo com um rapaz, por ter medo de não saber como lidar com uma amizade assim. Pode ser que você tenha medo de que alguém fique sabendo das suas tendências. Portanto, você se sente sozinho, miserável e até com sentimentos de autocomiseração. E com estes sentimentos vem a pergunta: “Por que sou assim?”.

Francisco, não posso responder com certeza porque você é assim. Mas quero que você saiba que a culpa não é somente sua. Creio que em parte é porque vivemos numa sociedade confusa que tem abandonado os princípios de Deus para a vida. Certamente você não pode justificar a prática do homossexualismo pelo fato de estar vivendo em uma sociedade corrompida e perversa, mas isso, pelo menos, pode explicar o porquê da sua tentação. Jesus diz que o crente é luz e sal no meio de uma geração perversa, e Ele nos dá capacidade de viver uma vida santa e pura.

A filosofia do homossexual é a seguinte: uma pessoa que tem tendências homossexuais deve corresponder naturalmente a estas tendências, isto é, você se encontra nesta condição, portanto, aja de acordo com suas tendências. Seja honesto consigo mesmo.

Francisco, você precisará reagir fortemente contra essa filosofia e contra esse tipo de raciocínio. Não são de Deus. A coisa mais fácil será entregar-se de uma maneira “natural”, mas Deus quer capacitá-lo a reagir de uma maneira “sobrenatural”, resistindo às suas inclinações carnais. 1 Coríntios 10:13 é uma grande promessa de Deus na hora da tentação: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, pelo contrário, juntamente com a tentação vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”.

Talvez você ainda esteja indagando: “Mas por que sou assim?” Cuidado com a autocomiseração, porque este sentimento pode prejudicá-lo e levá-lo a se justificar. Resista a este sentimento e dependa do poder de Deus.

É possível conseguir a vitória sobre seus sentimentos e pensamentos. Deus prometeu poder para vencer o inimigo e para mudar padrões de vida.

Vou concluir esta carta sugerindo que você estude os doze itens das páginas 106-108 do livro “Eu amo você”. Se não tiver o livro, pode adquiri-lo em alguma livraria evangélica. Sinta-se à vontade para escrever novamente.

Fraternalmente em Cristo,

Jaime Kemp.


Fonte: Pr. Jaime Kemp no Livro Respostas Francas a Perguntas Honestas
---------------------------------------------------------------