segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Deus se arrepende ou não?

Pergunta: Números 23:19 diz: “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa”, no entanto, Gênesis 6:6 afirma: “então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isto lhe pesou no coração.” Como entender essas duas passagens? Deus se arrepende ou não? 

Resposta: Normalmente, quando é que você se arrepende de ter feito alguma coisa? Quando você cometeu um erro, não é? É comum alguém dizer: "Fiz algo errado e me arrependo disso". E por que, normalmente, alguém se arrepende do erro cometido? Porque ele gera consequências desagradáveis. Assim, o arrependimento humano ocorre, na maioria das vezes, por causa de uma falha cometida (pecado) e que gera consequencias ruins das quais nos sentimos arrependidos. 

Também é comum ouvirmos pessoas dizendo: "Não me arrependo de ter feito tal coisa, mas não gostaria de ter que passar pelas consequencias que ela gerou". Essa situação é pior ainda, pois a pessoa não reconheceu que errou e nem se sente triste por ter cometido o erro, apenas lamenta ter que passar pelas consequencias do seu pecado. 

O arrependimento de Deus é diferente do arrependimento humano. 

DEUS NUNCA ERRA! Se Ele não erra, então não pode Se arrepender, como nós humanos, por algum erro que tenha cometido. Vejamos então cuidadosamente como a Bíblia utiliza a palavra arrependimento referindo-se a Deus. 

Em Números 23:19-20 lemos: "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? Eis que para abençoar recebi ordem; ele abençoou, não o posso revogar". Essas palavras foram proferidas por Balaão e registradas por Moisés. Notem que o verso está dizendo que Deus havia abençoado o povo de Israel e que Ele não iria mudar de idéia. Nada nem ninguém poderiam fazer Deus mudar Seu plano de abençoar o povo. Nesse sentido, Deus não Se arrepende. Ele não muda Sua Palavra. Por mais que os inimigos do povo de Deus tenham tentado através de subornos e artimanhas não conseguiram fazer Deus mudar de idéia. Quando Deus abençoa, Ele não muda. Pode acontecer do homem mudar e colocar-se numa posição que o impeça de receber as bênçãos de Deus, mas Deus não muda Seu propósito de abençoar a humanidade porque Ele nos ama e não muda. 
Note que Moisés não está comparando Deus com os homens. Aqui está a chave! DEUS NÃO É HOMEM PARA QUE SE ARREPENDA COMO UM HOMEM. Deus não tem nenhum erro do qual se arrepender. 

Ao lermos passagens bíblicas que nos informam que Deus Se arrependeu precisamos levar em conta que o arrependimento divino é totalmente diferente do humano. Quando a Bíblia fala do arrependimento humano usa as seguintes palavras no original: Shubh (hebraico) e metanoéo (grego). Seus significados: mudança de mente (não somente a tristeza pelo pecado), voltar atrás, retornar ao caminho correto. Quando a Bíblia fala acerca do arrependimento divino usa estas: Naham (hebraico) e Metamélomai (grego). Significados: dor, tristeza, pesar, etc. 

O arrependimento divino não traz mudança em Seu Ser, mas no Seu modo de tratar o homem. O arrependimento de Deus mencionado na Bíblia pode ter o sentido de mudar de idéia ou estar triste. Em diversas circunstâncias, quando o povo mudou de atitude e de procedimento abandonando seus pecados, Deus mudou de idéia, isso é, revogou a sentença outrora proferida. Veja algumas passagens bíblicas que ilustram esse ponto: 
"Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo." - Êxodo 32:14. 

"Ora, quando o anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta; retira agora a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu." - 2 Samuel 24:16. 

"Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu este ao Senhor, e não implorou o favor do Senhor? e não se arrependeu o Senhor do mal que falara contra eles? Mas nós estamos fazendo um grande mal contra as nossas almas." - Jeremias 26:19. 

"Então o Senhor se arrependeu disso. Não acontecerá, disse o Senhor." Também disso se arrependeu o Senhor. Nem isso acontecerá, disse o Senhor Deus." - Amós 7:3,6.
"Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho, e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez." - Jonas 3:10. 

“E orou [Jonas] ao SENHOR e disse: Ah! SENHOR! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.” (Jonas 4:2 ). 

No caso de Nínive, Deus Se arrependeu e não os destruiu como disse que faria. Nesse caso, o arrependimento de Deus significa que Ele ficou muito contente pelo fato dos cidadãos de Nínive, ou pelo menos alguns deles, terem se convertido de seus maus caminhos e voltado para Ele! As passagens acima apresentam o arrependimento de Deus como uma mudança no modo dEle tratar com os seres humanos, fruto da mudança do homem em relação a Ele e Seus propósitos. 

Outros versos bíblicos falam que Deus Se arrependeu no sentido dEle ter ficado triste com o que os homens fizeram com a liberdade que lhes foi concedida. Vejamos duas dessas passagens: 

"Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente. Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito." - Gênesis 6:5-7. 

"Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia da sua morte, mas Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel." - 1 Samuel 15:35. 

Quando Gênesis 6:6 diz que Deus Se arrependeu de haver feito o homem está afirmando que o Senhor sentiu profunda dor por ter de executar juízo contra o homem. DEUS é AMOR! Ele quer que os ímpios se convertam dos seus maus caminhos e vivam eternamente com Ele (Ezequiel 18). Assim, quando Deus percebeu até que ponto a maldade humana havia crescido nos dias de Noé, ficou triste. Ele já havia tentado de tudo para chamar aquele povo ímpio de volta para os Seus caminhos. Agora, nada mais daria resultado. Não havia mais remédio. Deus viu que todos os habitantes da Terra, exceto a família de Noé, precisariam ser destruídos, condenados à morte eterna. Isso trouxe profunda tristeza a Deus. 

Deus se arrependeu de ter criado o homem no geral? NÃO! Deus ficou triste pelo fato daquela geração O haver rejeitado completamente a ponto de terem de ser destruídos. Deus ficou triste por ter de punir a maldade humana, que havia alcançado proporções enormes. 

Esse é o arrependimento de DEUS apresentado na Bíblia. Ele nunca erra, mas se alguma de Suas criaturas erra insistentemente a ponto de se perder eternamente, Deus, que não tem prazer na morte de ninguém, fica triste pelas consequências que essa criatura terá que sofrer. A esse sentimento de dor e perda a Bíblia chama de arrependimento ou pesar de Deus. 



Fonte: Bíblia Online
---------------