sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O fim dos pastores corruptos

Meditando no livro de Ezequiel, capítulo 34, Deus me mostrou o grande desafio do ministério pastoral, e para aqueles que já são pastores a muito tempo e também para os que estão saindo do seminário, como eu, Ezequiel 34 tem algo muito importante a nos ensinar, assim como o livro todo de Ezequiel, que possui vários ensinamentos a respeito do ministério pastoral. Mas quero me deter agora apenas no capítulo 34.

A infidelidade dos pastores

Ezequiel 34 fala de um profecia contra os pastores infiéis do povo de Israel e logo nos três primeiros versículos, a palavra do Senhor que Ezequiel profere é:

Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vesti-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

Aqueles pastores, que um dia foram chamados por Deus para zelar, cuidar e pastorear o rebanho, deram as costas para Deus e resolveram buscar apenas o benefício próprio. Para isso, faziam qualquer coisa para tirar proveito da situação, ainda que isso envolvia o prejuízo das ovelhas. Esse pastores só levam comida para si mesmos, ao invés de alimentar as ovelhas. Esse pastores não fortalecem as ovelhas fracas, não curam as doentes, não tratam as feridas, não vão atrás das desviadas, não procuram as perdidas.

É triste constatar que muitos pastores, que um dia receberam o chamado divino para pastorear o rebanho de Deus, ainda hoje, vivem como os pastores infiéis dos tempos de Ezequiel. Pastores que se corromperam e se ensoberbeceram de tal maneira, que só pensam em fama, poder, dinheiro, popularidade, prosperidade, e para conseguir tudo isso, fazem o que for preciso, tiram a lã das ovelhas, bebem do seu leite, as ameaçam e as atormentam, como se eles próprios fossem os donos do rebanho, e se esquecem de quem é o verdadeiro dono das ovelhas.

Esses pastores, de acordo com o versículo 4 deveriam: (1) fortalecer os fracos, (2) curar os doentes, (3) tratar as feridas, (4) ir atrás dos desviados e, (5) procurar os perdidos. É isso que os verdadeiros pastores, chamados por Deus, deveriam fazer, e essas 5 tarefas envolvem amar, servir e doar-se pelo rebanho de Deus. Significa preocupar-se mais com o rebanho do que comigo mesmo. Significa amar a Deus sobre todas as coisas e estar disposto a obedece-lo e a ser fiel em todas as coisas. Mas eles não fazem nada disso. Só pensam em si mesmos, no conforto de seus ministérios, seus templos enormes, seus carros importados (alguns têm jatinho), roupas de grife, fazendas, prosperidade e mais prosperidade.

O que aconteceu?

Diante da corrupção e da infidelidade dos pastores, o texto de Ezequiel 34, a partir do versículo 6 nos diz:

As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo elevado outeiro; as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.

Ou seja, como resultado da infidelidade dos pastores, as ovelhas de Deus estão espalhadas, desgarradas, sem proteção e sem pastor para pastoreá-las. O sinal de que os pastores não estão cumprindo os deveres de um verdadeiro pastor é que as ovelhas andam sem saber para onde ir, sem saber o que fazer, qual sua missão, não conhecem a Palavra de Deus, continuam frágeis, fracas na fé e imaturas espiritualmente. E alguns pastores até gostam de manter suas ovelhas assim, pois dessa maneira, elas continuam dependentes do pastor que as exploram e tiram proveito da imaturidade delas. Esse pastores gostam de manter a ignorância do povo, para dele se alimentar e prosperar.

Mas Deus olha para essa situação e não fica em silêncio. Nos versículo 9 e 10 nós lemos:

Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu estou contra os pastores e deles demandarei as minhas ovelhas; porei termo no seu pastoreio, e não se apascentarão mais a si mesmos; livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de pasto.

Agora nós vemos que quando Deus olha para a situação dos pastores, e a situação em que suas ovelhas se encontram, Ezequiel afirma que o próprio Deus se volta contra os pastores, e esse mesmo Deus que um dia os chamou para pastorear o rebanho, agora porá um fim ao seu pastoreio. Ou seja, aqueles pastores que deram as costas para Deus e buscam engrandecer o seu próprio ministério às custas das ovelhas, estão com seus dias contados. O próprio Deus dará as costas para eles e não mais serão considerados pastores por Deus. O dono do rebanho dará fim ao ministério de pastores corruptos e infiéis.

Mas como Deus é gracioso e amoroso, Ele não deixará suas ovelhas sem pastor. Nos versículos 11-16 vemos claramente a graça de Deus entrando em cena:

Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas [...] Apascentá-las-ei de bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem; deitar-se-ão ali em boa pastagem e terão pastos bons nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor Deus. A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer, a quebrada ligarei e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com justiça.

O Supremo Pastor

Deus mesmo fará aquilo que os pastores infiéis deveriam fazer mas não fizeram. Ele irá atrás das perdidas, reunirá as desviadas, curará as feridas, fortalecerá as fracas e cuidará para que elas não sejam mais exploradas.

Nós vemos essa realidade, de Deus pastoreando suas ovelhas, quando Ele mesmo se encarna na pessoa de Jesus Cristo, o Bom Pastor, o Pastor por excelência, o Supremo Pastor descrito em 1 Pedro 5.4, aquele que verdadeiramente apascenta o rebanho. Jesus é o verdadeiro pastor e o exemplo para todos os outros pastores chamados por Deus para essa tão nobre tarefa. O que Ele espera de nós? A resposta está em 1 Coríntios 4.2: “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.“

Que Deus nos ajude na tarefa de pastorear o seu rebanho e que nós possamos sempre nos lembrar da Ezequiel 34, e que o resultado para um pastor infiel é terrível e mortal, mas para um pastor que submete ao Supremo Pastor é vida e alegria.



Fonte: Thiago Machado Silva em seu blog
--------------------------------