sábado, 22 de setembro de 2012

A angústia dos justos


“Mas a salvação dos justos vem do SENHOR; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia.”   (Salmos 37:39)

O salmista baseou-se na sua própria experiência e na experiência de várias pessoas tementes a Deus, quando exclamou: “A salvação dos justos vem do Senhor; Ele é a sua fortaleza no tempo da angústia” (Salmos 37:39).

Uma das coisas que mais desanimam o cristão que esforça para ser fiel ao Senhor é a experiência da angústia. O sentimento de angústia é um mal crescente, que pode ficar avassalador. Ele é um misto de prostração, de ansiedade, de revolta, de sofrimento. Sua vivência é especialmente dolorosa quando começa a desenvolver uma sensação de abandono, de “não tem jeito”.

Crente pode experimentar angústia? Pode e experimenta. E não necessariamente porque se afastou do Senhor ou incorreu em pecado. A Bíblia, em várias ocasiões, descreve a angústia dos “justos”. 

No seu cômputo geral, o ensino bíblico diz que o Senhor usa o mal da angústia para, finalmente, fortalecer a vida espiritual dos que O seguem. Os bons crentes, quando assaltados pela angústia, agarram-se com o Senhor, de uma forma intensa e definitiva – de uma maneira que não acontece, quando tudo é tranqüilidade. 

Daí o testemunho do salmista: “o Senhor é a salvação e a fortaleza dos justos no tempo da angústia”.


Fonte:  Pr. Olavo Feijó em Amor em Cristo
---------------------------------------------