quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bebida "demoníaca" gera protestos de cristãos católicos na Polônia

A entrada no mercado polonês de uma bebida energética está gerando protestos por parte de alguns setores católicos. Mais do que eventuais malefícios para o corpo preocupa-os os males que poderá causar à alma. Tudo porque se chama "Demon" (Demônio, em inglês).

De acordo com o jornal britânico "The Telegraph" , estão sendo feitos apelos ao boicote à bebida, originária da Nova Zelândia, e que tem como slogan "No limites - No Laws" (Sem limites - Sem leis, numa tradução livre da expressão).

O diretor da conceituada revista religiosa polonesa "Gosc Niedzielny" , Franciszek Kucharczak, foi veemente nas críticas à empresa. "Temos de lutar contra o mal. Não podemos ficar quietos e deixar que os jovens sejam absolvidos por ideais destrutivos" , disse.

Um outro site, chamado "O Satanismo Não Passará" , também alertou que as campanhas da bebida irão recorrer a "cartazes a gotejar satanismo" e apelou por isso a um boicote a todas as bebidas do produtor polonês Agros-Nova, de onde sairá a Demon no país. Para este site, a bebida "promove o mal, atrocidades e a destruição de almas humanas" .

A cara do refrigerante na Polônia é para muitos mais um sinal do espírito "maligno" que lhe atribuem. Trata-se do músico Adam Darski, vocalista de uma famosa banda de death-metal polonesa, e que tem sido alvo de críticas por parte do setores conservadores da sociedade. Em 2007, foi acusado de insultar o sentimento religioso católico, depois de ter incendiado uma Bíblia em palco.

O cantor já tentou sossegar os mais assustados com os potenciais efeitos da Demon, garantindo que parte do dinheiro que vai receber se destinará a ajudar uma instituição caritativa que se dedica a auxiliar doentes com leucemia, uma doença que sofreu recentemente.

"Nunca fui fã deste tipo de bebidas, mas adoro a ideia por trás dela: toda a campanha tem fortes ligações à instituição de caridade que me encontrou um dador de medula óssea" , disse o músico no seu site.

Mas há quem não acredite nas boas intenções de Darski, que tem como nome de palco Nergal. "O lançamento no mercado da bebida energética Demon irá colocar em marcha uma campanha publicitária que irá glorificar tudo o que seja demoníaco e aquela bem conhecida celebridade satânica, Nergal" , lê-se na pagina de um grupo criado no Facebook contra o refrigerante.



Fonte: TVI 24
-------------