sexta-feira, 13 de julho de 2012

Réplica da Arca de Noé é inaugurada na Holanda

Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia é a de Noé, que mostra como a fé de um homem conseguiu salvar a humanidade e também todos os animais de um dilúvio.

Com um objetivo parecido uma réplica da arca foi concluída esta semana. Idealizada por Johan Huibers, holandês protestante, de 52 anos, a arca foi inaugurada em Dordrecht, na Holanda.

A réplica começou a ser construída em 1992 após um sonho, que revelou a Johan o derretimento de gelo devido o aquecimento global. No sonho, o holandês teria sido engolido pelo Mar do Norte.

“No dia seguinte, comprei um livro sobre a Arca de Noé e nessa mesma noite tive a ideia de construir a embarcação”, conta ele.

A réplica que manteve detalhes como uma janela superior para deixar voar uma pomba, como dito na Bíblia, teve um investimento de 1, 6 milhões de dólares, de acordo com “Fayer Wayer”.

A estrutura maciça, 135 metros de comprimento, 22,5 metros de largura e 13,5 metros de altura (300, 50 e 30 cotovelos, como descrito nos capítulos 6 a 9 do livro de Gênesis), na sua primeira fase em 2008, atraiu 600.000 visitantes, que tiveram que pagar cerca de $ 3.500 cada.

Com uma única diferença com a estrutura descrita na Bíblia, a réplica da Arca de Noé foi construída com pinho sueco (o original era com ciprestes). A amostra ainda possui figuras de tamanho real dos animais que devem ter entrado na arca, deixando o ambiente mais real.

Huibers pretende levar a arca para visitar as águas do rio Tamisa em Londres durante os Jogos Olímpicos que começam dia 27, acreditando que se tornará em poucos dias muito comentado globalmente.

A réplica de Huibers não é a primeira a ser construída. Em 2011 em Ma Wan, uma ilha de Hong Kong, um parque temático cristão também inaugurou uma réplica da Arca de Noé, que possui tamanho real.

Construída a pedidos de organizações cristãs, a embarcação foi financiada pelos irmãos Kwok, três empresários chineses, em parceria com o governo de Hong Kong. Dentro do barco há exposições com animais raros como um nautilus, peixes, tucanos e aves exóticas.

A Arca foi montada para dar a esperança de um novo começo aos que visitam a ilha de Hong Kong, uma divisão administrativa hoje ligada à República Popular da China.

Jerusalém também possui uma que tornou-se o Zoológico Bíblico de Jerusalém. Ela foi criada a partir da imagem que se tem da Arca de Noé na maioria dos livros de histórias infantis.

De acordo com os idealizadores do projeto, a arca foi criada para simbolizar o profundo compromisso do zoológico com a causa da preservação da natureza e de salvar espécies de animais ameaçadas de extinção.



Fonte: The Christian Post
-------------------------