sábado, 7 de julho de 2012

Igreja anglicana votará ordenação de bispos mulheres após anos de luta entre tradicionalistas e liberais

A Igreja anglicana, a igreja oficial do Estado na Inglaterra, votará na segunda-feira a ordenação de bispos mulheres, depois de anos de luta entre os tradicionalistas e liberais.

O Sínodo Geral, comitê diretor da Comunhão Anglicana Mundial, votou na sexta-feira a favor do princípio de um debate profundo e de uma votação, que serão realizados na segunda.

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, chefe espiritual da Comunhão, advertiu à Igreja que "se está olhando para o abismo" nesta questão, e afirmou que votar contra adiaria a decisão sobre este tema até 02015.

"Como a maioria dos membros do sínodo, e a maioria dos membros da Igreja da Inglaterra, sou um firme partidário da opinião de que devemos agir rapidamente para resolver esta questão porque eu, como a maioria de vocês, desejo ver meulheres bispos na Igreja da Inglaterra", afirmou.

No entanto, uma emenda de último minuto concederá às paróquias tradicionalistas a possibilidade de escolher um bispo homem que compartilhe suas opiniões sobre o clero feminino.



Fonte: AFP
---------