domingo, 1 de julho de 2012

Ataques contra igrejas no Quênia deixa pelo menos 12 mortos

Pelo menos 12 pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas em dois ataques contra igrejas na cidade de Garissa (nordeste do Quênia) durante a realização do serviço dominical.

A rádio queniana Capital FM informou que o número de vítimas fatais é 12, enquanto o jornal "Sunday Nation" cifrou em 50 as pessoas feridas nos atentados.

Os ataques foram perpetrados de forma simultânea contra a Igreja Católica e a Igreja AIC (African Inland Church) de Garissa, cidade próxima à fronteira com a Somália.

Os feridos foram levados para o Hospital Geral Provincial de Garissa, informou o "Sunday Nation" em seu site.

"Não fizemos detenções ainda, mas temos informações que cinco pessoas participaram do ataque com granadas e disparos contra a Igreja AIC, e outros dois terroristas atentaram com uma granada na Igreja Católica", afirmou Philip Ndolo, subchefe de Polícia de Garissa, em palavras recolhidas pela "Capital FM".

O Conselho Supremo Muçulmano do Quênia (SUPKEM) condenou os atentados, que podem ter sido cometidos pela guerrilha islamita somali de Al Shabab, apesar de ainda ninguém ter reivindicado sua autoria.

O Quênia sofreu nos últimos seis meses vários ataques terroristas, tanto em Nairóbi, como em Mombaça e no norte do país, que causaram uma dezena de mortos e vários feridos.

Desde a incursão de tropas quenianas em território somali no mês de outubro do ano passado, Al Shabab ameaçou várias vezes promover atentados nas principais cidades do Quênia.


Fonte: EFE
---------