sexta-feira, 29 de junho de 2012

Lutero também está na Internet

Engajada nas celebrações e reflexões sobre os 500 anos da Reforma e sua relevância para o século XXI, a Faculdades EST disponibilizou em seu website as pesquisas desenvolvidas na Cátedra sobre Lutero, projeto liderado pelo professor Vitor Westhelle (foto).

Criada e instituída há um ano com o apoio da Igreja Luterana da Baviera, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da EST, a cátedra visa fomentar a identidade e fortalecer a área de pesquisas da casa de formação teológica.

Na avaliação de Westhelle, quando se completar o jubileu da Reforma é provável que a maioria luterana encontre-se fora do eixo norte-atlântico, berço tradicional e habitat de quase a totalidade de luteranos há cem anos.

“A teologia que orientará e guiará espiritualmente esses luteranos há de ser distinta da que se fez e faz na Europa e nos Estados Unidos”, disse.

O trabalho de Vitor consiste em registrar elementos dessa teologia emergente e articulá-la a partir de três níveis.

O primeiro diz respeito a uma abordagem centrada no contexto brasileiro e latino-americano, com produções teológicas e participação em eventos desde o nível de espiritualidade popular até o acadêmico.

O segundo é a articulação sul-sul que está sendo desenvolvida junto ao Departamento de Estudos da Federação Luterana Mundial (FML) e que implica, sobretudo, a participação em eventos internacionais.

O terceiro nível é o da articulação sul-norte com o objetivo de trazer a voz do sul a esses debates.

Por inciativa do reitor da EST, professor Oneide Bobsin, foi instituído um Grupo de Referência que serve de consultoria à cátedra e que pretende atuar como facilitador de redes de informação e articular prioridades de áreas de pesquisa.

Formado por pessoas com conhecimento de Lutero e da Teologia da Reforma, o grupo desenvolveu três áreas de atuação prioritária: justificação, escatologia e espiritualidade; igreja, política e economia; e teologia da cruz.

Além do espaço destinado para a disponibilização no site da EST das pesquisas desenvolvidas na cátedra, o trabalho de Vitor e do Grupo de Referência poderá ser acompanhado através de apresentações, seminários, publicações e aulas ministradas no Programa de Pós-Graduação e da graduação em Teologia.

Além de atuar na EST, Vitor Westhelle continua vinculado ao Lutheran School of Theology at Chicago.


O link de acesso para os textos é http://www.est.edu.br/pesquisa/catedra-de-pesquisa-em-lutero


Fonte: Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC)
---------------------------------------------------------------