quinta-feira, 21 de junho de 2012

Igreja Presbiteriana comemora 107 anos em Manhuaçu

Está sendo realizada esta semana a programação dos 107 anos da Igreja Presbiteriana de Manhuaçu. O evento acontece no tempo localizado na Centro de Manhuaçu, sempre ás 19h30m.

A programação da comemoração terá presença do pastor José Armando Cidaco de Teresópolis-RJ nesta quinta-feira e do pastor Alderi Souza de Matos de São Paulo-SP, no domingo, dia 24. Já participaram da programação os pastores Marco Antônio Motta, do Senegal, e Evaldo Beranger do Rio de Janeiro-RJ . Os louvores irão ser ministrados pelo Grupo de Louvor da Igreja e Josimar Bianchi de Belo Horizonte.

Histórico

A Igreja Presbiteriana de Manhuaçu é a primeira Igreja Evangélica que surgiu no Município de Manhuaçu-MG. A sua história está fortemente ligada ao processo de implantação do Presbiterianismo no Leste de Minas Gerais.

13 de janeiro de 1824 chegaram ao Rio de Janeiro os imigrantes que deixaram a Europa em busca de uma vida pacífica. O Navio ARGUS trouxe muitos Luteranos, inclusive um Pastor/Capelão – Friedrich Oswald Sauerbronn do Rio de Janeiro e Nova Friburgo-RJ, de lá vieram para o Leste de Minas a primeira Igreja Presbiteriana em Alto Jequitibá no dia 09 de março de 1902, a Igreja-Mãe da IPM.

No ano de 1985 migrou de Nova Friburgo-RJ para a região de Manhuaçu o Sr. Conrado Jorge Heringer, Luterano, trazendo farta literatura evangélica para distribuir. Esta literatura serviu como instrumento para a conversão de muitas vidas aqui no Leste Mineiro, pois o fermento divino influenciou poderosamente e logo vieram, em 1901, os Reverendos John Merrill Kyle e Matthathias Gomes dos Santos, os implantadores, para batizar e professar a fé dos convertidos. O primeiro registro em Ata de Profissão de Fé e Batismo, no dia da organização da Igreja, é do Sr. Alberto Machado da Silva.

Um grupo de fiéis solicitou ao Presbitério do Rio de Janeiro a organização da IPM, o que ocorreu a 07 de junho de 1905, com a seguinte grafia original – “EGREJA EVANGÉLICA PRESBYTERIANA DO MANHUASSÚ”. O Rev. Franklin do Nascimento presidiu todo o processo de organização, que contou com a presença dos Presbíteros João Leandro de Faria e Christiano César, ambos da IP Alto Jequitibá. Na organização foram arrolados 44 membros através de cartas de transferências expedidas pela IP de Alto Jequitibá (“Igreja Mãe”). O Pastorado da novel igreja foi entregue ao seu primeiro Ministro - Rev. Manoel Alves de Brito. Os primeiros oficiais eleitos foram - Presbíteros João Jacob Heringer e Antônio Goulart de Faria; Diáconos Antônio Francisco Xavier e Lino Luís da Silva.

No dia 16 de janeiro de 1909 , a Assembléia da igreja, sob a presidência do Reverendo Aníbal Nora, aprovou os estatutos da IPM.

Por decisão da Assembléia, com muita alegria e disposição de todos para obra, foi construído e inaugurado no dia 10 de agosto de 1912 um novo templo presbiteriano, no centro da cidade de Manhuaçu, sob o Pastorado do Reverendo Aníbal Nora, em terreno doado pelo Presbítero Benjamim Napoleão Abreu. Este foi demolido e no mesmo local reerguido o atual templo, isso em 1980, no Pastorado do Reverendo Antônio Sperber. Em 01 de maio de 2005 aconteceu a inauguração das novas adequações arquitetônicas deste templo para as comemorações do primeiro centenário, isso sob o Pastorado do Reverendo Anderson Sathler.

No Pastorado do Reverendo José Martins de Almeida Leitão, em 1923, fundou o Colégio Manhuaçu. Algumas Igrejas foram organizadas através da IPM, consideradas “Filhas-Espirituais” – IP Breder, IP Caputira, IP Reduto, IP São Pedro do Avaí, 2ª IPM, 3ª IPM. Cuidou de várias congregações, tais como – Barra do Jequitibá, Sinceridade, Barra do Paraíso, Boa Vista, Baixada, Matipó, Rio Casca, Abre Campo, Santana, Simonésia, São João do Manhuaçu, Santo Amaro, e vários pontos de pregação na cidade e no setor rural.

Desde a implantação do trabalho Presbiteriano em Manhuaçu, vinte e seis pastores já estiveram conduzindo esta igreja.



Fonte: Portal Alfavip
---------------------