quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Palavra de Deus na língua do povo Tuareg

Em visita à SBB, missionário Diabate Moussa fala sobre o sonho de traduzir a Bíblia no idioma de sua etnia

Levar a Palavra de Deus que fala ao coração do povo Tuareg, constituído por pastores seminômades, agricultores e comerciantes que vivem na região do deserto do Sahara. Esse é o sonho do missionário e professor tuareg Diabate Moussa, que visitou a sede nacional da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 24 de maio, com a missionária Inácia Maria dos Santos, da Igreja Assembleia de Deus do Jardim América, localizada em Cariacica (ES).

Com o auxílio da Sociedade Bíblica, Moussa deseja iniciar o trabalho de tradução das Escrituras Sagradas para o seu povo. “Não há uma linha traduzida da Bíblia para os tuaregues. E a melhor maneira deles conhecerem Jesus Cristo como seu salvador é por meio da Palavra”, disse.

Majoritariamente muçulmanos, a etnia Tuareg não está fixada em um único país, distribuindo-se pelo sul da Argélia, norte do Mali, Níger, sudoeste da Líbia, Chade e, em menor número, em Burkina Faso, e no leste da Nigéria. Eles são encontrados em praticamente todas as partes do deserto do Sahara.

Nascido em Bamako, capital do Mali, Moussa converteu-se ao cristianismo com 17 anos. Ao escolher a fé cristã, o professor tuareg foi deixado de lado pela família, tendo de trabalhar para se manter e custear seus estudos. Graduou-se em Ciências da Educação, seguindo a carreira de professor. Além do dialeto de seu povo, Moussa fala fluentemente o francês. “No início, só ajudava a missão financeiramente. Até que fui tocado para servi-lo. Percebi que para meu povo reencontrar Jesus Cristo, era preciso levar a sua Palavra”, disse.

Moussa explicou que as tradições culturais exibe a raiz cristã do povo tuareg. “Somos monogâmicos e a mulher é extremamente respeitada. Caso um marido traia sua esposa, ele é expulso da sociedade e obrigado a deixar a aldeia”, disse. O missionário não soube quantificar se há outros tuaregues cristãos. “Em alguns países do norte da África, cuja cultura predominante seja o islã, declarar sua fé em Jesus Cristo pode levar a morte”, afirmou Moussa, que sonha levar a Bíblia Sagrada para todo o seu povo.

“Nessa visita, tive a oportunidade de conhecer Bíblias para pregadores, mulheres, adolescentes, jovens, crianças, e até para deficientes visuais. Se Deus tem permitido que essas pessoas tenham acesso à sua Palavra, tenho certeza que o povo tuareg poderá ler a Palavra na língua que fale ao seu coração”, complementou.



Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
----------------------------------------