domingo, 27 de maio de 2012

O pecado e suas consequências

Após pecar, Adão cobriu a si mesmo e a Eva. Então, cozeu aventais com folhas de figueira e se escondeu de Deus no meio do jardim.

Ao ouvir a voz de Deus e ser inquirido por Ele sobre o que fizera, não pestanejou em dizer que a mulher que Deus tinha lhe dado, essa mesmo o tinha enganado e o feito comer do fruto proibido.

Primeiro, responsabilizou a Deus pela mulher que lhe dera. Depois, acusou a mulher de ser a culpada por seu erro. Assim, agiu conforme um ser racional, já caído.

A Bíblia revela que o pecado foi comer o fruto proibido da árvore da ciência do bem e do mal. Muitos, porém, tentam descobrir algo oculto por detrás dessa narrativa.

Criou-se a fábula de ser a maçã o fruto proibido. Outros sugerem que o pecado oculto foi o sexo praticado pelo casal. Porém, nada existe sobre a identidade do fruto, nem é mencionado nada sobre o sexo ter sido o pecado. Essa ilação é feita devido ao ato de terem se coberto com folhas de figueira após pecarem. Essa atitude, no entanto, se deu por terem sido os olhos de ambos abertos para o mal. Mal esse que antes, pela pureza, não viam, conforme Gn 2:25.

A prova disso foi que Adão só “conheceu” a Eva em Gn 4: 1, (e conhecer se refere a sexo), após ter saído do jardim. Nesse ato, realizado já em pecado, foi gerado Caim, seu primeiro filho, já conforme a sua imagem.

Na verdade, o pecado do homem foi a falta de fé em Deus. A desobediência à sua ordem deu-se por consequência. Por isso está dito em Ef 2: 8 que a salvação vem pela fé, pois o pecado veio pela falta de fé do homem, ao duvidar do que Deus havia dito sobre a desobediência à sua determinação.

Após o pecado, Adão, revelando medo, tomou uma atitude defensiva, se escondendo, acusando e se escusando, mas não manifestou arrependimento nem pediu perdão pelo que havia feito.

A contaminação pelo pecado, agora, o impedia de comer da árvore da vida, que antes lhe era livre. Isso não era mais permitido, pois Deus não queria que o homem se eternizasse em pecado.

Adão foi expulso do jardim por ter quebrado a harmonia com Deus, que não suporta o pecado, embora ame o pecador.

O homem não mudou os planos de Deus, mas os alterou à partir do jardim. Dali em diante, haveria ao homem um “longo caminho” a ser percorrido na estrada do pecado, até encontrar o caminho do arrependimento e da salvação pela fé e poder voltar a contemplar a Árvore da Vida, Jesus Cristo.



Fonte: Cláudio Pinto em Acorde Discorde
----------------------------------------