quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dois remédios para o orgulho

O que Paulo estava fazendo, ao dizer: "Se alguém ama a Deus esse é conhecido por Ele", era recordando aos orgulhosos cristãos de Corinto que amar a Deus, e não o conhecimento sem amor, é o sinal de estarem entre os eleitos. Estava recordando-lhes que tudo possuíam era resultado da espontânea e soberana iniciativa de Deus. Isso equivale ao que ele tinha dito antes: "E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias, como se não o tiveras recebido?" (1Co 4:7). O ensino do versículo 3 [1Co 8:3, NE] é que, "se uma pessoa ama a Deus, isso é um sinal de que Deus tomou a iniciativa".

Paulo argumentou isso porque o orgulho era o problema. Os cristãos de Corinto estavam "ensoberbecidos" com seu conhecimento. O primeiro remédio de Paulo para essa doença foi dizer que o verdadeiro conhecimento e o verdadeiro pensar produzem não o orgulho, e sim amor a Deus e ao povo de Deus. Seu remédio mais profundo para a doença do orgulho foi dizer que até o nosso amor é resultado de algo anterior à nossa iniciativa.

O nosso amor é o resultado do dom gratuito de Deus - a eleição de Deus. Se amamos a Deus, e assim sabemos como convém saber, isso acontece porque fomos conhecidos - escolhidos - por Deus.


Fonte: John Piper no livro Pense: a vida da mente e o amor de Deus Ed Fiel
--------------------------------------------------------------------------