terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Programa Dentista Cidadão das missões batista atende comunidades carentes do Pará

O Programa Dentista Cidadão acaba de realizar a primeira fase do Projeto Restaurar Ribeirinho com o barco hospital "Luz para a Amazônia" da Sociedade Bíblica do Brasil em Belém do Pará.

"Percorremos as comunidades de Vila São José e Santa Clara às margens do rio cará-cará na região do Marajó (PA), atendendo cerca de 100 pessoas com mais de 380 procedimentos odontológicos", afirma Dani Alves Paes, coordenador do Programa Dentista Cidadão.

A meta é mapear a saúde bucal e a evolução das doenças bucais da população ribeirinha da Ilha de Marajó. "A ação só foi possível graças às parcerias com as Universidades CESUPA e UFPA de Belém do Pará e o apoio da FGM Produtos Odontológicos, que cedeu os materiais necessários para os procedimentos. Destaque também para o trabalho das voluntárias Dra. Andréa Barros e a acadêmica de odontologia da UFPA Helen Suely Damasceno do Carmo que de forma valente contribuíram com o sucesso desse trabalho", acrescenta Paes.

"O Barco hospital Luz na Amazônia" percorre as comunidades ribeirinhas de Marajó há mais de 30 anos, levando atendimento médico, odontológico, laboratorial e farmacêutico.

Segundo o IBGE, no Brasil há mais de 25 milhões de pessoas que não têm acesso à saúde bucal; 45% da população brasileira (cerca de 81 milhões) não tem acesso a escovas de dentes; 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista; 60% dos adolescentes já perderam ao menos 1 dente, 93% por cárie; e 78% dos adultos entre 35 e 44 anos apresentam doença periodontal, geralmente causada pela falta de cuidado na higiene da boca e que leva à perda dos dentes a médio prazo.

O Dentista Cidadão é um dos programas de inclusão social desenvolvido pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, cuja atuação abrange a ação social através de programas e projetos em todo o território nacional. Tem por objetivo prestar atendimento odontológico gratuito às comunidades com precário acesso à saúde bucal. Objetiva ainda educar e prevenir a população sobre os principais problemas bucais. Para o desenvolvimento de suas ações, o Dentista Cidadão conta com o apoio de parceiros, igrejas, empresas do ramo odontológico, voluntários e de profissionais que, voluntariamente, se disponibilizam para atendimento à população.

Informações sobre o programa através do e-mail dani.alves@missoesnacionais.org.br ou pelos telefones (21) 2107-1811, (21)2107-1835 e (47) 9628-2429.


Fonte: Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira
-----------------------------------------------------------------