segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A maravilha de se casar

“Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma mulher”. (Pv 30.18,19)

Segundo os teóricos, é provável que Salomão tenha escrito Cantares na sua juventude; Eclesiastes na sua velhice e Provérbios no auge de sua maturidade. Nesse último, ele trata dos mistérios da vida. O sábio contempla a vida ao seu redor e cita três situações da própria existência que ele chama de maravilhosas demais e afirma que a quarta ele não consegue explicar, em seu raciocínio, que é: o caminho de um homem com uma donzela, o caminho do casamento bem sucedido.

O casamento é o início de uma longa caminhada. Ou, pelo menos, deveria ser. O problema é que muitos casais iniciam essa caminha por caminhos errados. O sábio Salomão, ao citar um ditado de Agur, em seu livro de Provérbios, fala sobre diferentes caminhos: O caminho da águia; O caminho da serpente; O caminho do navio; O caminho do homem com uma mulher. Caminhos maravilhosos, mas, também, caminhos estranhos, incompreendidos, difíceis.

Quando nos casamos devemos escolher o caminho certo que vamos percorrer. Muitos casais escolhem o caminho da violência, da autossuficiência e independência, o caminho da depravação, da indiferença, da falta de respeito, do adultério. Segundo a Bíblia só há um caminho que nos interessa: Jesus (Jo 14.6). Ele é único caminho que pode nos levar a Deus; que pode nos fazer feliz. Esse é o caminho do Amor verdadeiro, do companheirismo, da doação e dependência, do respeito, da decência.

Não podemos negar que um casamento sempre passa por vários obstáculos. São as tribulações desse mundo que Jesus já nos avisou que teríamos que enfrentar. Provérbios mostra que a águia enfrenta ventos fortes para voar; a serpente se desvia das pedras do caminho para se locomover; o navio encara as grandes ondas do mar para navegar.

Num casamento é certo que passaremos por problemas. É certo que enfrentaremos obstáculos. Nem tudo são flores, desculpe-me a franqueza. Mas, é importante que o casal comece o matrimônio cientes disso, alertas, preparados para lutarem juntos; preparados para a realidade que muitos casais não querem enfrentar.

Portanto, quando os vendavais aparecerem - e vão aparecer -, façam como águia: usem os fortes ventos a vosso favor, para voarem ainda mais alto. Quando as pedras do meio do caminho surgirem façam como a serpente: usem-nas como apoio para continuarem subindo a montanha. Quando as águas rugirem e tentarem afundar o relacionamento, façam como o navio: usem-nas para impulsioná-los para frente e avante. Sempre! Lembrem-se: Os problemas com Deus sempre podem se tornar grandes soluções!

É talvez por isso que o sábio consegue ver coisas maravilhosas. Realmente para ele, que não tinha o conhecimento da aerodinâmica como temos hoje, da biologia animal tão avançada e detalhada como é agora, e da navegação, tudo era maravilhoso demais para se compreender.

A última dessas quatro coisas maravilhosas que o sábio cita é o casamento. A união entre um homem e uma mulher é divino, é ilógico, é um milagre. Duas pessoas tão diferentes fisicamente e emocionalmente, vivendo sobre o mesmo teto, constituindo família, juntos, para sempre. Parece algo impossível, podem dizer os adeptos do “juntar”.

Porém, é Jesus, o Criador do homem e da mulher, o Criador do casamento, quem faz a promessa: “Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne” (Mt 19.5). Ele promete e é fiel para cumprir! O casamento é uma maravilha de Deus... porque é a vontade de Deus, e por isso Ele está presente na união matrimonial... e, se Ele está presente, existe amor... pois, Deus é Amor! (1 Jo 4.8)

Para você que ainda não se casou acredite no casamento; ele é plano de Deus para a humanidade. E para você que já se casou lute pelo seu casamento, lute pelo seu cônjuge, enfrente todos obstáculo juntos e siga voando, caminhando, navegando na vontade do Senhor. O casamento é maravilhoso... com algumas lutas e obstáculos... mas, se andarmos pelo Único Caminho, será sempre maravilhoso!



Fonte: Pr. Anderson Guarnieri em Sou da Promessa
-----------------------------------------------