segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Arqueólogos sírios acham antiga igreja cristã

Uma equipe de arqueólogos sírios conseguiu desenterrar em sua quarta temporada de escavação uma igreja e um cemitério em Tal Hasaka, no nordeste do país, que datam dos inícios da era cristã.

Citado hoje por vários meios nacionais, Abdul Masih Baghdo, chefe da expedição arqueológica, assinalou que o templo tem um tamanho de 22,5 metros de longo por 14,5 de largo, e foi desenterrado ao sul de uma catedral, a qual também se descobriu previamente durante o terceiro período de escavações.

A igreja foi construída com pedras de basalto e pintada com gesso, agregou o especialista, quem disse que o local tem três portas de acesso.

Suas colunas, também de basalto, são de 1,10 metros de diâmetro, e acharam em seu interior quase intacta uma cadeira feita com igual tipo de rocha, que estimam pertenceu a uma importante figura religiosa.

Os arqueológos também desenterraram cadeiras e o altar do templo. Na parte norte da catedral encontraram um cemitério de 18 metros de longo por oito de largo. Este cemitério é parte de um complexo religioso, descoberto anteriormente em Tal Hasaka.

Historiadores nacionais sustentam que Síria é o berço do cristianismo e do islamismo. De fato, a tumba de Juan Bautista, quem batizasse a Jesús, encontra-se no Velho Damasco.

Prensa Latina visitou a Igreja de Santa María, no pequeno povoado de Kafr Behoum, no centro da província de Hama, com uns 1 700 anos de existência.

Construído no século IV, primeiro foi um templo pagão onde se rendia culto ao Sol, e na sexta centúria foi convertido em igreja cristã. Ainda está em uso.



Fonte: Prensa Latina
---------------------