quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Estudo: americanos são religiosos, mas sabem pouco sobre religião

Os americanos são um povo profundamente religioso, mas também são profundamente ignorantes em relação a religião.

Pesquisadores do independente Fórum Pew sobre Religião e Vida Pública telefonaram para mais de 3.400 americanos e lhes fizeram 32 perguntas sobre a Bíblia, o cristianismo e outras religiões do mundo, religiosos famosos e os princípios que regem a religião na vida pública.

Em média, as pessoas que participaram da pesquisa responderam metade das questões incorretamente, e muitas gaguejaram até mesmo em perguntas sobre sua própria fé.

Aqueles que obtiveram a maior pontuação eram ateus e agnósticos, bem como pertencentes a duas minorias religiosas: judeus e mórmons. Os resultados foram os mesmos, mesmo após o controle de fatores como diferenças de idade e raça feito pelos pesquisadores.

"Mesmo depois que todos esses outros fatores, incluindo a educação, são levados em conta, ateus e agnósticos, judeus e mórmons ainda superam todos os outros grupos em nossa pesquisa", disse Greg Smith, pesquisador sênior do grupo Pew.

Entre os temas abordados na pesquisa estavam: Onde Jesus nasceu? O que é o Ramadã? De quem são os escritos que inspiraram a Reforma Protestante? Que figura bíblica liderou o êxodo do Egito? Qual é a religião do Dalai Lama? Quem foi Joseph Smith? Quem foi Madre Teresa?

Na maioria dos casos, o formato era de múltipla escolha.

Questionário

Os pesquisadores disseram que o questionário foi concebido para representar uma amplitude de conhecimento sobre a religião, mas não é destinado a ser considerado como uma lista dos fatos mais essenciais sobre o assunto. A maioria das perguntas era fácil, mas algumas eram bastante difíceis para discernir os respondentes altamente qualificados.

Em perguntas sobre a Bíblia e o cristianismo, os grupos que responderam mais corretamente foram os mórmons e protestantes evangélicos brancos. Nas questões sobre as religiões do mundo, como o islamismo, budismo, hinduísmo e judaísmo, os grupos que se saíram melhor foram ateus, agnósticos e judeus.

Smith disse que a pesquisa parece ser a primeira tentativa abrangente de avaliar o conhecimento religioso básico dos americanos, por isso é impossível dizer se eles são mais ou menos informados hoje do que no passado.

As entrevistas telefônicas foram realizadas em inglês e espanhol em maio e junho. Não houve interação suficiente com muçulmanos, budistas ou hindus para dizer como os grupos se classificaram.


Fonte: Último Segundo
-----------------------