sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Papa reconhece perda de fiéis por conta de abusos sexuais de padres

Em visita à sua terra natal, o papa Bento XVI desembarcou nesta quinta-feira em Berlim e sob protestos dos alemães. Milhares de pessoas se reuniram, na capital, para realizar um protesto contra o pontífice, que realizou um discurso para deputados alemães. O Papa tratou de dois temas espinhosos para a Igreja Católica: a perda de fiéis e a associação desse problema ao escândalo dos abusos cometidos por sacerdotes.

De acordo com a agência de notícias AFP, manifestantes reunidos na Potsdamer Platz, uma das principais praças da capital alemã, iniciaram seu protesto no momento em que o Papa fez seu discurso no Bundestag. Exibindo cartazes com a inscrição "Papa go home", os participantes na manifestação fazem parte de associações homossexuais, de ateus ou de vítimas de abusos sexuais por parte de padres.

No voo para a Alemanha, Bento disse a jornalistas que compreendia por que algumas pessoas, especialmente vítimas de abusos e seus parentes, podiam dizer "esta não é mais minha Igreja". E fez um apelo aos alemães para que não se afastassem da Igreja.

- A Igreja é uma rede do Senhor que pega peixes bons e peixes ruins - disse ele. - Nós temos de aprender a viver com os escândalos e trabalhar contra os escândalos desde o interior da grande rede da Igreja.

Não se trata da primeira vez que um Papa fala ante o parlamento de um país europeu, já que João Paulo II o fez na Polônia e na Itália.


Fonte: O Dia Online
--------------------