sexta-feira, 22 de julho de 2011

Juventude Batista Brasileira realiza congresso nacional de jovens cristãos em Curitiba

Com o objetivo de motivar os participantes a deixar sua marca na sociedade através dos princípios cristãos, a Juventude Batista Brasileira vai realizar, de 20 a 23 de julho, em Curitiba, o congresso Despertar 2011, que traz o tema “Deixe sua marca”. Pessoas de todo o Brasil e de várias faixas etárias – com destaque para os jovens – são esperadas neste evento que acontece na Primeira Igreja Batista (PIB) de Curitiba, no bairro Batel.

Usando uma linguagem descontraída e próxima à realidade da juventude, a programação do congresso terá vários momentos para troca de ideias entre palestrantes e congressistas e muita arte com música de vários estilos, coreografia, dança e entretenimento.

O Despertar acontece a cada dois anos em diferentes locais do Brasil e sempre é um acontecimento de grande porte. Em 2011, o templo da PIB, com capacidade para 3 mil e 500 pessoas sentadas, receberá caravanas de todos os estados do país. Uma grande equipe de organizadores – voluntários na sua maioria – está trabalhando há muito tempo para a realização desta edição do congresso.

Um dos momentos do Despertar 2011 será o “Alta Frequência”, um período com entrevista e entretenimento que vai acontecer no sábado às 16h30. Está confirmada a participação especial de policiais do Bope do Rio de Janeiro, que vão testemunhar sobre a atuação deles na sociedade e sobre como deixar sua marca. O “Alta Frequência” também terá a participação da banda curitibana de rock Megafone, que faz um som direcionado aos jovens para motivá-los a fazer a diferença onde vivem segundo os princípios cristãos.

A arte musical também marca presença no “Canjão”, um espaço durante as tardes para que os congressistas possam dar uma “canjinha” e mostrar seus talentos.

Outro momento importante no Despertar 2011 vai acontecer na sexta-feira às 16h30. É a “Conferência Livre de Juventude”, quando os participantes poderão debater suas inquietações e elaborar propostas para ações de governo visando a melhoria das condições de vida dos jovens do Brasil. Esta conferência é um incentivo para a participação do jovem na 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada este ano em Brasília.

Os períodos de “Multiplex” e as “Sessões de Diálogo” foram idealizados para enriquecer os temas diários e complementar as reuniões que vão acontecer durante as manhãs do congresso. Esses momentos serão interativos, pois a plateia terá a chance de fazer perguntas aos palestrantes.

O “Multiplex” vai abordar temas como a relação entre juventude e espiritualidade; a missão da igreja de levar o Evangelho integral a todas as pessoas; maneiras de trabalhar na igreja usando a área de atuação profissional de cada um; a maneira de ver a realidade na Bíblia com reflexão e ação efetiva na sociedade em que vivemos; formas e estratégias contemporâneas de levar o Evangelho através de ministérios underground e grupos diversos; o esporte como meio de integração social e oportunidades de lazer, comunhão, testemunho e evangelização; a possibilidade de usar a arte em tudo, criando, reciclando, renovando e misturando ideias para reinventar o mundo; a preocupação com as ações diárias no cuidado da saúde.

As “Sessões de Diálogo” vão abordar a vida na universidade em qualquer idade; a internet como instrumento de comunicação; a recreação, o lazer e o entretenimento como meios de comunhão e evangelização; o papel do jovem na transformação de sua realidade social na esfera pública; a compreensão da diversidade cultural que caracteriza a nossa identidade brasileira; como desenvolver a inclusão social com a visão cristã; como administrar cada etapa da vida de maneira estratégica para alcançar resultados positivos, superar barreiras, vencer desafios e tomar decisões sábias.

A participação das crianças também está garantida, trata-se do “Congressinho”, espaço com linguagem própria para o público infantil.

Convidados — Um dos palestrantes oficiais do Despertar 2011 será o Pastor Ed René Kivitz, pastor-presidente da Igreja Batista de Água Branca (SP). Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, Kivitz é mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista do mesmo estado.

Vindo diretamente da Guatemala, outro palestrante oficial do congresso será o Pastor Ulisses Oyarzun. Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista em Santiago, no Chile, ele é Pastor de Jovens e locutor profissional de rádio.

Jonson Tadeu Viana Henrique também faz parte do time de palestrantes. Ex-atleta profissional de futebol, ele é formado em Teologia e Liderança pela ISLS (África do Sul). Atualmente é Pastor da Igreja Batista no Trapiche (AL), líder nacional da Coalizão Brasileira de Esportes e Diretor do CEFLAL (Centro de Formação de Líderes para América Latina).

O cantor Paulo César Baruk é outro convidado especial do congresso para os momentos de apresentação musical. Soul, funk e rock são os estilos mais usados por ele, que atua desde os 18 anos de idade. As letras das suas canções falam que Deus se preocupa com cada uma das pessoas.


Fonte: Bem Paraná
------------------