sexta-feira, 20 de maio de 2011

Conheça a história de uma igreja apaixonada por missões

O ministério de Missões e Evangelismo da Igreja Batista em Vila Salete, na capital de São Paulo, decidiu investir de forma criativa na Campanha de Missões 2011, agindo de forma unida com os demais ministérios da igreja. Com o apoio e sugestões dos pastores foi elaborado um programa abrangente onde crianças, jovens e adultos pudessem participar ativamente dos esforços missionários da igreja e da Junta de Missões Mundiais.

Foram usados recursos motivadores sugeridos pela JMM como o tema, a divisa e o hino, e foram adicionadas sugestões que complementaram a programação que acabaram resultando num sucesso histórico na vida da igreja em matéria de missões.

Tomando por base o foco temático da igreja para o ano 2011, “Fortalecendo e abençoando as famílias”, as famílias da IB em Vila Salete se envolveram ativamente com missões durante os três meses da campanha, na qual cada família assumiu três responsabilidades básicas: Adotar um dos países do mundo onde os batistas brasileiros têm investido na obra de missões, orar diariamente por este país durante a campanha e representá-lo e apresentá-lo à igreja nos cultos dominicais durante o tempo missionário reservado nas ordens dos cultos matutinos e vespertinos.

Nestes cultos três países eram apresentados de forma apoteótica, e as famílias - pai, mãe e filhos - adentravam o santuário vestindo a roupa típica dos países e empunhando as bandeiras que caprichosamente foram confeccionadas para aquele momento especial. Uma música típica do país acompanhava o processional das famílias, executada por instrumentistas e, em certos casos, interpretada pela família que os representavam. Um testemunho histórico do país, com sua origem, população, economia e localização geográfica, era apresentado e quando possível o testemunho era dado na língua oficial do país. Por fim os desafios missionários e motivos de oração eram apresentados pelas famílias. Assim aconteceu nos 7 domingos da campanha. A cada domingo, no final das apresentações, as bandeiras daqueles três países eram afixadas num grande painel exposto à frente do santuário da igreja.

A campanha foi encerrada no dia 17 de abril com uma magistral apoteose, que foi um autêntico culto da vitória. Houve um ajuntamento de todas famílias, vestidas à caráter, e na ocasião recitou-se com a igreja o sugestivo tema: “ A Graça de Deus é para todos”. Nesta oportunidade, foi mais uma vez entoada a maravilhosa canção tema desta campanha, a inspirada composição “Cristo tem poder para salvar”, que como ficamos sabendo foi cantada em todos os quadrantes do Brasil.

Foi edificante ver o interesse das famílias preparando-se com esmero para sua apresentação conforme a escala do programa elaborado pelos nossos promotores. Algumas destas famílias confeccionaram artesanalmente sua roupa, outras buscaram nos consulados, outras compraram em lojas especializadas vestindo adultos, jovens e crianças, e ainda se comprometeram a pesquisar na internet, livros e bibliotecas tudo sobre os países que representavam.

Complementando este proveitoso esforço missionário, outro ministério da igreja, o ministério de Louvor e Adoração decidiu ampliar os esforços missionários de 2011 promovendo a “noite da pizza missionária”, um congraçamento das famílias da igreja que irá ampliar a oferta de missões para este ano. Amados irmãos, se esta oferta não tem um valor extraordinário na sua representação quantitativa, por certo seu valor qualitativo é incalculável, ficará como um marco na vida de nossa igreja porque descobrimos que a IB em Vila Salete, a partir desta campanha, será conhecida também como a igreja dos apaixonados por missões.

MARGARETH PEREIRA DE MOURA
Ministério de Comunicações da IB Vila Salete

Matéria publicada em O Jornal Batista.


Fonte: Convenção Batista Brasileira e www.batistas.com
---------------------------------------------------------