segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bíblia escrita a mão na Albânia

Os missionários Pr. Henrique e Henriqueta Davanso com a filha Emanuelle, estabeleceram novos alvos e metas para a Igreja Batista em Bathore, Tirana, capital da Albânia. “Estamos na fase de aprimoramento de cada departamento e trabalhando com quatro classes da Escola Bíblica para crianças de 3 a 12 anos. Há um total de 220 crianças divididas em suas faixas etárias”, conta o Pr. Henrique Davanso. Eles desenvolvem um ministério de plantação de igrejas na Albânia e, atualmente, estão plantando mais duas que ficam há 4 km da Igreja Batista de Bathore.

Campanha Bibla me Dora

No mês de julho de 2010, foi iniciada a campanha Bíblia Escrita por Nossas Mãos (Bibla me Dora). Os missionários desafiaram todos os irmãos da igreja a escreverem a Bíblia com suas próprias mãos, valorizando ainda mais a sua leitura e o conhecimento geral da Palavra de Deus. “Ainda hoje, existem muitos irmãos que estão escrevendo a Bíblia, porém somente duas pessoas estão bem adiantadas, que são Geni e Eduardo Albani. Eles terminaram de escrever todo o Novo Testamento e estão bem avançado no Velho Testamento”, diz a missionária Henriqueta.

Testemunho de Eduardo

“Todos falam que Deus faz milagres, e é verdade! Mas Ele pode fazer muito mais que milagres... que é a transformação de vidas! Eu era uma pessoa muito difícil e desobediente aos meus pais; não gostava de receber ordens de ninguém. Além disso, sempre trazia problemas para minha família. Certo dia, chegaram duas missionárias em meu bairro e começaram um trabalho de evangelismo na casa de uma de minhas tias. Ali, todas as semanas, elas se reuniam. Eu ia às reuniões só para desafiar as missionárias; atrapalhava o trabalho delas, e sempre me expulsavam. Um dia fiquei com muita raiva, pois elas me haviam colocado, mais uma vez, para fora da casa. Para acabar com aquela reunião, fui a uma venda e comprei algumas bombinhas grandes; depois as joguei no meio das pessoas. Mas, no ano de 2008, a missionária me chamou e me disse: “Edisoni, acontecerá um acampamento de cinco dias e você é o meu convidado. Eu vou pagar para você ir”. Eu fiquei muito feliz pelo convite e esperei com alegria chegar aquele momento. No acampamento, olhei os jogos e brincadeiras que aconteciam. Em um culto, à noite, eles adoravam o seu Deus que é Jesus Cristo, isso me falou muito forte ao coração. Ali, decidi que iria aceitar a Jesus como meu Salvador e Senhor. E, assim, o fiz. Depois falei para Deus que seria obediente à minha família e aos missionários.

Quando voltei do acampamento, comecei a frequentar todos os cultos normalmente. Depois chegou um casal de missionários para trabalhar e plantar a primeira igreja local, Pr. Henrique e Henriqueta Davanso, os quais me evangelizaram e discipularam. No dia 10 dezembro de 2008 fui batizado e comecei a minha vida na igreja, com todo o meu ser e entendimento. Hoje procuro fazer a vontade de Deus em minha vida, pois o que mais importa para mim é agradá-Lo e fazer a Sua vontade, mesmo que para isso eu tenha que passar muitas dificuldades. Pois, vivo em um local muçulmano e a vida aqui, para um cristão, não é nada fácil.”

Eduardo (16 anos) nasceu em Burelli, Albânia. Sua família, pai, mãe, cinco irmãos e seus avós eram todos muçulmanos, e moravam todos numa mesma casa, cujo chefe era o seu avô paterno, que dava todas as ordens. Ao aceitar a Jesus, passou a enfrentar grandes dificuldades no âmbito familiar. Mas, com a graça do Pai, esse bravo servo do Senhor tem experimentado as bênçãos de Deus em sua vida!

Em outubro de 2010, o Pr. Lauro Mandira (Gerente de Missões da JMM) esteve na Albânia e entregou, pessoalmente, medalhas ao mérito a todos que participavam da campanha Bíblia Escrita por Nossas Mãos (Bibla me Dora), entre eles estava o jovem Eduardo (foto acima).


Fonte: Junta de Missões Mundiais
---------------------------------