quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Cirurgias no cérebro podem intensificar experiências de espiritualidade em pacientes

Operações nas regiões posteriores do cérebro costumam elevar sentimento de espiritualidade dos pacientes.

Vários distúrbios psiquiátricos estão vinculados a sentimentos de caráter religioso, e há hipóteses de que as pessoas tendem a ter uma visão mais espiritualizada do mundo após determinadas intervenções cirúrgicas no cérebro, como retirada de tumores benignos do lobo parietal e do occipital.

Para pesquisar o tema, o neurocientista Cosimo Urgesi, da Universidade de Udine, na Itália, realizou um estudo no qual os voluntários preenchiam diversos questionários sobre sua personalidade antes e depois da cirurgia.

Eles informaram, entre outras coisas, com que rapidez esqueciam o tempo e o espaço à sua volta durante uma atividade emocionante, se costumavam sentir-se parte de algo maior e quão religiosos eram.

Como demonstrou a análise das respostas, as operações nas regiões posteriores do cérebro – principalmente no córtex parietal inferior esquerdo e no giro angular direito – estavam associadas a uma elevação do sentimento de espiritualidade.

Entre as áreas mais estreitamente associadas à crença e à fé encontram-se regiões do córtex que também processam informações sobre percepção corporal, orientação espacial e alucinações sensoriais, o que pode ajudar a explicar a maior sensibilidade a questões ligadas à religião, já que múltiplos aspectos desempenham importante papel nas experiências extrassensoriais.

O trabalho foi publicado no periódico Neuron.


Fonte: UOL
--------------