segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Refletindo sobre o amor ao próximo

Vamos refletir um pouco sobre o amor ao próximo, sim aquele que foi um dos temas mais repetitivos da pregação de Jesus, o qual não somente foi cumpridor da palavra de Deus, como também o maior testemunho vivo do amor aos irmãos. Imagine agora se Jesus vivesse pregando a mensagem do Reino e não a praticasse, quem daria crédito a sua mensagem?

Hoje o que se vê são os pregadores da modernidade sendo tratados como celebridades do mundo gospel, com direito a muitas regalias e se duvidar até autógrafos estão distribuindo aos fãs. Muitas vezes o próximo é visto como um consumidor de seus produtos e serviços. Onde está a compaixão pelo irmão? Onde está o amor que tudo crê, tudo sofre e tudo suporta?? Onde está o amor que se doa e nada espera em troca? Parece que os evangelizadores do mundo moderno pregam a palavra mas esperam adquirir novos seguidores, é o famoso "toma lá, dá cá". Os templos estão lotados mas o pregador mal sabe o nome dos membros e quanto as necessidades e problemas do rebanho, estas são delegadas a seus subordinados, a saber a liderança da igreja.

De que adianta falar de Jesus ao irmãozinho que tem fome se não lhe der ao menos um pão? Claro, dirão que "nem só de pão o homem viverá..." mas em se tratando de amor ao próximo não seria mais apropriado dar um pouco de pão ao que tem fome para que esse venha a compreender melhor a mensagem? Sempre que somos convidados a despender um pouco de amor as desculpas são sempre as mesmas: "não tenho tempo agora" ou "vou orar por você". Pena que o tempo está cada vez mais escasso e as orações estão fadadas a ficar apenas na teoria.

Vamos aprender com o ensinamento sobre o amor descrito em I Coríntios 13: “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará."

O amor ao próximo faz toda a diferença em nosso viver. Que tal retribuir o "bom dia" que recebe carinhosamente de seu vizinho todas as manhãs quando sai apressado para trabalhar? E quem sabe você se torne mais simpático e humorado quando o caixa do supermercado lhe cumprimentar ao passar as compras?

A verdade é que não é o ódio o contrário do amor e sim a indiferença! Tenhamos atitudes de amor para com o nosso semelhante e assim cumpramos a palavra que pregamos!


Fonte: Libertos do Opressor
-----------------------------------------------