terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Primeira Igreja Batista em Oeiras, Piauí comemora 46 anos de lutas e vitórias

Para comemorar a data, a Igreja realizou um grande culto, com a participação de vários missionários. Confira fotos e uma narrativa sobre a história da Igreja em Oeiras.

História

O casal americano Pastor Roberto Félson Tillotson e a missionária Margareth Félson chegou ao Brasil em São Luiz do Maranhão, no dia 16/07/1946, onde ficou aprendendo o nosso idioma e adaptando-se aos nossos costumes. Foram para Floriano no ano seguinte, onde iniciaram seus primeiros trabalhos de evangelização,seguindo para visitar Oeiras em 1947, em dezembro do mesmo ano o casal mudou-se definitivamente para Oeiras.

O desafio era grande, mas a convicção do "IDE E PREGAI O EVANGELHO", no coração deles eram maior do que qualquer desafio. Dr.Roberto andava em uma caminhonete Willys fechada, equipada com som e dois auto-falantes.

A noite parava seu carro todo iluminado em uma das praças de Oeiras, a praça da U. E. Costa Alvarenga,com músicas evangélicas e logo juntavam os curiosos. O primeiro culto oficial com alguns crentes, fruto do evangelismo pessoal, do Pastor Roberto, dentre eles o irmão Antonio Carlos Valentim, foi realizado nessa praça onde houve resistencia violenta por parte das autoridades religiosa da cidade.

Em meio a chuvas de pedras , o Pastor foi atingido por uma delas, o povo que ali assistia o culto se revoltaram e reprovaram aquela atitude. Mas nem mesmo em tão grandes perseguições morreram ou desanimaram de continuarem a falar de Jesus. Com muita dificuldade e depois de alguns anos o Pastor comprou a casa do tabelião Manoel Antonio e naquele espaço além de residir instalou tambem o templo da PIB. As reações contrárias não pararam, o líder religioso da cidade usava um sistema abrangente de som para atrapalhar os cultos que o Pastor alí ministrava.

Com muitas dificuldades e críticas a igreja adquiriu um terreno no meio do mato e alí construíram o templo da PIB em Oeiras, onde foi lançada a pedra fundamental e foi inalgurada a sede provisória.Em 1974 o Pr.Roerto passou o cajado para o Pr.Pedro e ao longo desses anos a PIB em Oeiras vem crescendo lentamente mais a passos firmes.Hoje na direção do Pastor Marcílio Barros a obra continua,e com setecentos membros aproximadamente; e palavra de Deus se cumprindo: "As portas do inferno não prevalecerão contra a minha Igreja, disse Jesus". (Mt.16:18) Parabéns Pimeira Igreja Batista de Oeiras.

Fonte: Terra Piauí
---------------------------