quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Prefeito de cidade perto de Nazaré proíbe árvores de Natal

O prefeito de uma localidade judia na periferia de Nazaré proibiu nesta quarta-feira a montagem de árvores de natal em locais públicos por considerar ‘uma provocação’ da parte dos árabes.

Nazareth Illit (Alta Nazaré) está localizada ao lado da cidade onde, segundo a Bíblia, Jesus passou a maior parte de sua vida, no norte de Israel. As duas localidades contam com fortes minorias cristãs, apesar da maioria da população de Nazaré Illit ser judia e Nazaré e majoritariamente muçulmana.

“O pedido dos árabes de colocar árvores de Natal nas praças do bairro árabe de Nazaré Illit é uma provocação”, declarou à AFP o prefeito Shimon Gapso. “Nazaré Illit é uma cidade judia e isso não acontecerá, nem este ano, nem no próximo, enquanto eu for prefeito”, decretou.

“Nazaré fica aqui ao lado e podem fazer isso lá”, acrescentou.

Estas declarações aborreceram os árabes cristãos da cidade. “Este racismo que rejeita as árvores não é nada comparado com o racismo real que sofremos aqui”, denunciou Aziz Dahdal, morador da localidade.

“Explicamos que decorar uma árvore é apenas uma maneira de compartilhar da alegria e felicidade com os outros habitantes da cidade. As pessoas aqui vivem em harmonia, judeus, cristão, muçulmanos, mas quando um prefeito faz isso, não resolve as coisas”, lamentou Shukri Awawdeh, vereador e árabe muçulmano.

Fonte: AFP
-------------------------------