quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Idéias religiosas sobre a masturbação

Entre as religiões do mundo, opiniões sobre masturbação variam amplamente. Algumas religiões vêem como uma prática prejudicial espiritualmente,outras vêem como não espiritualmente prejudiciais e outras chegam a não se posicionar sobre a questão. Entre essas religiõesmais permissivas ou não posicionadas quanto ao tema, algumas vêem a masturbação como sendo permitida se for utilizado como um meio para a auto-controle sexual , ou como parte de saudável auto-exploração, mas não permiti-la se for feito por motivos errados (existe, claro, uma amplitude enorme quanto ao erro ou acerto dos tais motivos) ou como um vício .

Budismo

A formulação mais comum da ética budista é a dos Cinco Preceitos e a do Caminho Óctuplo , que dizem que um indivíduo não se deve ser consumido nem ansear por prazeres sensuais. Esses preceitos tomam a forma de voluntariado, compromissos pessoais, e não mandato divino ou instrução. Enfim, entende-se que pessoalmente o indivíduo constrói uma idéia de boa conduta sexual baseada nesses preceitos, sem que seja necessária qualquer revelação divina ou catecismo.O terceiro dos cinco preceitos é "se abstenham de cometer abusos sexuais". No entanto, a "má conduta sexual" é um termo tão amplo que é sujeitao várias interpretações em relação às normas sociais de seus adeptos. O budismo, na sua forma fundamental, não define o que é certo e o que é errado em termos absolutos para os seguidores leigos .

Também pode-se argumentar que, mesmo para um leigo, o foco excessivo sobre o prazer sexual, não é recomendado, e a masturbação seria ruim se indicasse esse tipo de conduta. Ela e qualquer outra prática sexual seria "lícita" desde que seguisse pelo que chamam caminho do meio . Pode-se entender então que a masturbação só se torna algo prejudicial espiritualmente no caso dela significar qualquer depedência ou foco excessivo do indivíduo no prazer sexual. A idéia de equilíbrio livra o indivíduo da má conduta, no caso.

Catolicismo Romano

A Igreja Católica defende desde muito tempo que o uso do sexo fora do casamento é, essencialmente, contrário do seu principal objetivo da procriação. Há de se lembrar ainda que mesmo essa posição demorou certo tempo a se firmar, dado que num catolicismo antigo predominava o pensamento anti-matrimonialista, em que a virgindade é um estado superior do indivíduo em relação a quaisquer outras condições sexuais., tais como o próprio casamento. Assim sendo, a Igreja, em linhas gerais , prega que todas as outras atividades sexuais que não o casamento, incluindo a masturbação, atos homoeróticos , qualquer forma de contracepção ou controle da natalidade - é gravemente condenado, pois contraria a ordem natural , a finalidade, e a função natural da sexualidade. Em alguns momentos da história eclesiástica, assim como em algumas posições de teólogos ou de linhas menos ortodoxas do pensamento católico romano, a orientação para a ação pastoral é para se levar em conta a imaturidade afetiva, a força de hábito adquirido, o estado de angústia ou outros fatores psíquicos ou sociais que diminuem, se não mesmo reduzem a um mínimo, a culpabilidade moral.

Apesar de estudos em diversas áreas apontarem para a masturbação como um ato comum entre as pessoas, a posição da igreja tende a considerá-la um ato gravemente desordenado "e" que, seja qual for o motivo dela ser praticada. O uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais "normais" contradiz essencialmente a finalidade do corpo humano. Para ela não tem a relação sexual chamado pela ordem moral, ou seja, a relação que se dá conta "o pleno senso de auto-doação e da procriação humana mútua no contexto do verdadeiro amor. "(Cardeal Seper, Franjo (2005/12/29). "Persona Humana: Declaração sobre certas questões relativas à ética sexual" IX. §. The Roman Curia . )

Os primeiros teólogos católicos teriam universalmente condenado a masturbação e a contracepção como sendo ato pecaminoso. A idéia de que o ato serve como um desperdício de sêmen, ou seja, uma contradição quanto a função determinada pela criação quanto ao sexo, persiste com mais ou menos força ao longo de diversas idéias católicas acerca do tema ao longo da história.

Cristianismo Ortodoxo Oriental

Na Igreja Cristã Ortodoxa a sexualidade era vista como um dom de Deus, a qual encontra a sua plenitude na relação conjugal. Nela não se vê o sexo como um pecado, mas sim seu "mau uso".O ato da masturbação, que é auto-dirigido, e por sua própria natureza é incapaz de expressar o amor e preocupação para outra pessoa, é por isso visto como uma distorção do uso do dom da sexualidade. Isto é especialmente evidente quando a masturbação se torna um vício. Ela se torna, no mínimo, uma prática em que o propósito de honrar o dom divino da sexualidade não acontece.

Os pecados sexuais de adultério,fornicação, masturbação e sexo virtual , assim como o ódio, a inveja, embriaguez e outros são considerados pecados do coração tanto quanto o corpo. Acredita-se que se afastar do pecado sexual é afastar-se de auto-indulgência com a finalidade de auto-gratificação.

Protestantismo Evangélico

James Dobson , presidente do conselho administrativo da Focus on the Family , uma organização cristã sem fins lucrativos, considera parte da exploração adolescente sobre o próprio sexo como sendo normal, e insta que os pais não imponham a vergonha para seus filhos sobre o ato ou sobre a sexualidade em geral para que eles não tenham dificuldades conjugais mais tarde. Ao mesmo tempo, ele acredita que se torna um vício e uma fuga da intimidade de alguns e argumenta contra o sexo solitário nesse caso. Richard Dobbins, em Teaching Your Children the Truth About Sex tem uma abordagem semelhante.

Alguns desses autores vêem o ato como uma ferramenta de auto-controle sexual para homens solteiros. Sua visão para mulheres solteiras na matéria é diferente por sua biologia e da falta de esperma que se acumule, e aconselham as jovens a esperar para experimentar seu primeiro orgasmo com seu marido. Ambos, Dobson e Miles, não vão tão longe como para discutir o que é biblicamente permitido para que as pessoas imaginam enquanto se masturbava. Estas opiniões, no entanto, podem não refletir a opinião dos conservadores denominações evangélicas.

Adventismo

Ellen G. White , uma das fundadoras do Igreja Adventista do Sétimo Dia , em meados do século 19, afirmava ter tido visões espirituais de Deus que lhe deu orientações sobre a vida e conduta cristãs. Ela advertiu contra os alimentos excessivamente estimulantes,sexo e masturbação, a qual ela se referiu como "vício solitário". Teria avisado a seus seguidores de suas visões do homem desfigurado e as conseqüências da masturbação, que não só destruia a vida das pessoas praticantes, mas também impedia o acesso ao céu depois da morte. Ela teria feito declarações de que a masturbação era a causa de muitas doenças em adultos , entra as quais,o câncer a pulmonar. Teria afirmado mesmo que à masturbação custaram a vida de muitos pecadores "prematuramente". Ela acreditava que a dieta teve uma correlação direta com a própria vontade de se masturbar. Teria alegado que uma dieta saudável de frutas, legumes, pães de trigo, água e levaria a uma diminuição desejo de se masturbar e, portanto, levaria a uma mais saudável e mais gratificante. Baseado nestas posições, White teria produzido um guia com estas para que as gerações futuras fossem protegidas desse vício, apresentado como sendo tão prejudicial à saúde física e espiritual.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)

Spencer Kimball , o décimo segundo Presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, solicitou insistentemente que o Santos (mórmons ) a abandonar o hábito antes de ir em uma missão, recebendo o sacerdócio santo, ou indo para o templo de bênçãos. Segundo ele, "A masturbação não é aprovada (...) pelo Senhor, nem de Sua Igreja, independentemente do que pode ser dito por outros cujas normas são mais baixas."

Similar à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,as Testemunhas de Jeová ensinam que a masturbação é uma "forma de impureza", que "promove atitudes que podem corromper a mente".

Hinduísmo

De acordo com o hinduísmo, a vida começa no Brahnacharya ou "aprendiz", fase na qual eles são direcionados a se preparar para promover seu dharma (deveres e direitos sociais, profissionais, familiares etc) e o karma (direitos e deveres de natureza terrena). Apenas quando chegam à Grihastya ou chefe de família, ocorre o "estágio" em que eles podem procurar o kama (prazer físico) e Artha (conquista do mundo, a prosperidade material) através de suas profissões. O prazer sexual faz parte do kama, um dos quatro objetivos da vida. Sobre a questão da masturbação, as escrituras hindus são relativamente silenciosas, não a incentivando diretamente e nem muito menos a rotulando como sendo errado.

Os antigos hindus, no tratado sobre sexo conhecido como Kama Sutra, não condenam a masturbação e,além disso, explicam em detalhes o melhor procedimento a se masturbar, "Churn seu instrumento com um leão atacar: sentar com as pernas esticadas em ângulos retos um do outro, apoiando-se acima com as duas mãos plantadas no terreno entre neles, e entre seus braços. "

No entanto, a pureza sexual e a disciplina são bases do hinduísmo e masturbação é um dos impedimentos para a pureza sexual durante Brahnacharya . A palavra brahmacharya tende a assumir uma conotação de disciplinar do uso e da conservação da energia sexual.

Muitos conservadores vêem a masturbação como ato impuro e viciante, vendo isso como uma distração do objetivo de auto-realização e à prossecução das suas vocações.Interpretam o Brahnacharya no sentido de se atribuir uma condenação à masturbação além de formas de vida sexual ilícita.

Islã

Masturbação (istimna [استمناء] em árabe) não é proibido no Alcorão ou o sunita Salih Hadith . No entanto, é desaprovado por alguns estudiosos, que afirmam que ela só deve ser feita se um receio de cometer sexo ilícito (fornicação ou adultério); mesmo assim, alternativas como casar ou o jejum são os preferidos, tal como sugerido no Salih Hadith .

Taoísmo

Alguns professores e praticantes de medicina tradicional chinesa ,de orientação muitas vezes taoista, assim como os mesmos na meditação e nas artes marciais, dizem que a masturbação pode causar um nível de energia baixa em homens. Afirmam que a ejaculação reduz a origem do "qi "e do "dentuiam" no centro de energia localizado na parte inferior do abdome.

Alguns profissionais, portanto, dizer que os homens não devem praticar artes marciais, pelo menos, 48 horas após a masturbação, enquanto outros prescrevem até seis meses, porque a perda de Origem Qi não permite qi novo a ser criado pelo fora deste intervalo.

As mulheres são encorajadas a praticar as técnicas de massagem em si mesmas, mas também são desincentivadas a experimentar uma sensação de prazer. Caso contrário, a mulher poderá deixar fluir suas secreções sexuais e perder sua força vital, encurtando sua vida e trazendo doenças.

Ateísmo*

Tudo acima não passam de curiosidades. Me masturbo toda vez que me dá vontade.

*obviamente, ateísmo não é uma religião, e portanto não tem um ponto de vista instituicionalizado e dogmático sobre este tema. Foi apenas uma brincadeira, e certamente a maioria que ler isso entenderá.



Fontes: Igor Néfer em Quero que você morra
----------------------------------------------------