segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cenas do Mundo: Tempestade de neve nos EUA

Imagem de Boston - Massachusetts. Reprodução Jefferson Auras.

Nos Estados Unidos, o feriado terminou com uma nevasca de assustar. Doze estados da costa leste estão paralisados. Em Nova York, a recomendação é adiar os planos de viagem e não sair de casa.

Foi a primeira tempestade de neve deste inverno no nordeste dos Estados Unidos. Começou na manhã de domingo (26) e a previsão é que só acabe na manhã desta segunda-feira (27), quando Nova York deverá estar sob meio metro de neve.

Pior que a neve é o vento de mais de 80 quilômetros hora que levou os aeroportos a cancelar mais de mil voos. Com o vento, a neve não cai verticalmente – passa voando. É difícil ficar em pé.
Por sorte, a maioria dos passageiros voa antes do Natal e depois do Ano Novo. Assim mesmo, milhares de pessoas ficaram impedidas de viajar. Até os trens e ônibus entre Nova York e Boston tiveram de ser cancelados. Houve muitos acidentes nas estradas cobertas de neve.

Para o comércio, foi um desastre. O dia 26 de dezembro é tradicionalmente um dia de grande movimento nas lojas, quando os consumidores são atraídos por excelentes ofertas. Mas, com a nevasca, quase ninguém saiu de casa.

O ano de 2010 foi um dos mais quentes da historia, mas para quem mora no Hemisfério Norte está terminando com muito frio. Os climatologistas têm uma possível explicação: o aquecimento da Terra aumenta a evaporação dos oceanos.

Nas regiões mais quentes, a água que evapora vira chuva. Nas partes mais frias vira neve, como a que não para de cair em Nova York. Em todo o planeta, os extremos de frio e de calor estão se tornando mais frequentes.

Essas nevascas têm reflexos no Brasil. No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, alguns voos com destino aos Estados Unidos foram cancelados na noite de domingo (26). O mesmo aconteceu em São Paulo, onde as companhias American Airlines e Delta cancelaram as viagens para Nova York.


Fonte: Jornal de Londrina
---------------------------