segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sociedade Bíblica do Brasil lança projeto para bibliotecas comunitárias

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promoveu um encontro com bibliotecas comunitárias da capital mineira para o lançamento do projeto “Viagem Literária em Família: Um Passeio com Mary Jones”. O evento ocorreu no dia 1º de outubro, na Secretaria Regional da SBB, em parceria com a Associação dos Amigos das Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (SABIC-BH).

O projeto “Viagem Literária em Família: Um Passeio com Mary Jones” tem como objetivo a promoção de ações que ampliem o acesso e o gosto pela leitura, o resgate de valores, o desenvolvimento espiritual e a promoção do conhecimento bíblico. Esta iniciativa presta uma homenagem a Mary Jones, importante personagem que inspirou o início do movimento das Sociedades Bíblicas, e está inserida no programa A Bíblia e a Cultura – Bibliotecas Comunitárias, mantido pela Sociedade Bíblica do Brasil.

Leitura e cidadania

Famílias de diferentes comunidades serão convidadas a receber em sua casa um kit composto por um embornal, boneca de pano (Mary Jones), Bíblia das Criancinhas e livro “A História de Mary Jones”. Com isto, o projeto permitirá que a criança e sua família possam desfrutar de histórias bíblicas, garantindo a ampliação e a difusão do conhecimento das Sagradas Escrituras.

A ação também contará com a participação da Trupe Caixa Mágica, composta pelos mediadores de leitura das bibliotecas comunitárias habilitados pela SABIC, que realizará eventos de incentivo à leitura da Bíblia e atividades educativas. A primeira ação foi realizada no dia 05 de outubro, na biblioteca comunitária do bairro São Geraldo, em Belo Horizonte.

O projeto beneficiará diretamente um conjunto de 100 famílias de 10 bibliotecas, além de toda uma população de leitores em potencial. Os dados estatísticos relativos às localidades onde as bibliotecas estão situadas consideram a população em situação de risco social – pertencentes a famílias com renda média entre um e três salários mínimos, moradores de regiões carentes de infraestrutura urbana básica e de equipamentos desportivos e culturais. O conjunto de leitores atuais é formado, em sua maioria, por crianças e adolescentes, estudantes do ensino fundamental, que frequentam as bibliotecas principalmente para a realização de trabalhos escolares.

Paralelamente à implantação do projeto, está prevista, ainda, uma Campanha de Apoio e Incentivo à Leitura, a ser executada ao longo de seis meses, contemplando cada biblioteca com dois eventos: apresentação de narração de história com foco na história de Mary Jones e entrega do kit para a viagem literária que será realizada na comunidade local, no espaço-biblioteca.

Fonte: SBB
-----------------------