sábado, 23 de outubro de 2010

Instituto bíblico na Sérvia reabre depois de três anos

O Instituto Bíblico em Novi Sad, na Sérvia, vai reabrir depois de três anos fechado. O diretor da União Batista da Sérvia (UBC), Ondrej Franka, está animado com este novo capítulo na história dos anos 55 do Seminário. “O Instituto é uma das poucas escolas com ensino cristão na Sérvia e servirá não apenas a UBC, mas a toda comunidade evangélica”, afirma.

Os pastores começaram a escola em Zagreb, na Croácia, em 1955. Nos primeiros anos a escola funcionou bem, mas na década de 90, devido a muitas questões, incluindo o liberalismo teológico, a escola fechou suas portas.

Franka acredita que a escola formará pastores e plantadores de igrejas que serão instruídos com base sólida do Evangelho. Atualmente, ele trabalha duas estratégias através da UBC. A primeira é a “Berea” para ajudar as igrejas existentes e “Antioquia” para estimular a plantação de novas igrejas.

O objetivo é fazer com que os graduados do Instituto conheçam as Sagradas Escrituras e tenham paixão pela plantação de igrejas. A escola também mantém uma conexão com as igrejas locais.

A escola recupera a confiança das igrejas e oferece um consistente programa de formação de valores. “O ministério de nossas igrejas precisa mudar e para isso acontecer eles precisam de ajuda. Temos que formar pastores, plantadores de igrejas e obreiros para levar a Palavra para os moradores da Sérvia”, relata.

A Missão Internacional Board (IMB), na Sérvia, trabalha com plantadores de igrejas com as quais Franka também está envolvido. “Ele tem sido um parceiro valioso com IMB ao longo dos anos”, disse Kyle Kirkpatrick, líder de estratégia IMB no sul da Europa.

Kirkpatrick disse que a reabertura do Instituto Bíblico está prevista para 22 de outubro. Será um ato simbólico das duas instituições para o trabalho Batista na Sérvia e dos investimentos no futuro da igreja.

Franka tem trabalhado nos últimos dois anos para preparar as instalações do Instituto para a reabertura. No último verão, cinco equipes de voluntários dos Estados Unidos ajudaram a renovar o campus.

A escola tem um edifício de quatro andares em Novi Sad, com espaço para dormitórios e um terreno extra. O primeiro curso da escola será Hermenêutica, dirigido para aqueles que já estão envolvidos no ministério.


Fonte: Christian Telegraph
----------------------