sábado, 24 de julho de 2010

Promessa de "benção milionária" leva pastor e fiel para a delegacia

Golpe pode ter sido aplicado também na Bahia.

O caso de ganância da igreja Assembléia de Deus relatado na edição impressa nº289 desta sexta-feira (23) pode ser muito mais sério do que um simples caso de ambição. Ele envolve uma mãe de duas crianças de 10 e 12 anos, uma suposta indenização milhonária e o interesse de religiosos neste valor.

No caso relatado da reportagem de ES Hoje a baiana Ana Paula Santos Lima se mostrou duplamente vítima: primeiro que por causa de erro médico tem uma filha com paralisia cerebral. Depois, por estar lutando para receber uma indenização de R$9,75 milhões conseguiu falsas ajudas. Pessoas que usando a igreja se despuseram a ajudá-la em troca de "bençãos" financeiras.

Com essa história, Ana Paula chegou à capital capixaba com as duas filhas e conseguiu com o pastor, Marcos Campos, um lugar para ficar, comida e condições de viver. Mas, para isso, ela deu a garantia de que assim que colocasse as mãos no dinheiro devolveria tudo e, ainda o "abençoaria" com dinheiro, carro e imóveis para a igreja.

No entanto, de acordo com a polícia a situação poderia ser de golpe sobre golpe. Isso porque uma pessoa chamada Ana Paula Santos Lima é suspeita de ter aplicado o mesmo golpe na cidade de Ipiaú, no interior da Bahia. Uma mesma história foi contada para conseguir extorquir dinheiro de evangélicos. A polícia ainda está realizando o inquérito e ao que tudo indica a mesma Ana Paula aplicou golpes aqui no estado do Espírito Santo e também no estado baiano.

Uma pessoa com o mesmo nome e sobrenome contou aos ipiauenses que teria um filho deficiente e que, por conta disso, teria uma indenização de R$13 mi para receber de um hospital de São Paulo, por causa de erros médicos. Após ter conseguido dinheiro emprestado essa pessoa chamada também de Ana Paula Santos Lima teria fugido de táxi para a cidade de Ilhéus.

De acordo com o delegado José Luiz Pimentel a probabilidade de ser a mesma pessoa a ter aplicado o golpe é imensa. "Provavelmente é a mesma pessoa, já que é a mesma história e tem o mesmo nome. Seria muito difícil de ser outra pessoa", comentou o delegado.

Além disso, na tarde desta sexta-feira (23) Ana Paula foi ao mesmo banco que teria ido no dia anteiror, acompanhada do advogado. Em uma agência do Itaú, em Vitória, Ana Paula ao receber a mesma notícia de que não haveria conta nenhuma em seu nome (e muito menos dinheiro), ela ficou exaltada e por pouco não desmaiou, segundo o advogado que estava presente. Como a suposta indenização não existe, assim como não existe nenhuma conta bancária no nome de Ana Paula, o advogado se retirou do caso.
"Me retirei do caso porque não apresentou provas nenhuma de ter recebido a indenização. Disse a ela que se não me apresentasse nada até esta sexta-feira (23) não poderia levar o caso adiante", informou o ex-advogado de Ana Paula, Walace Perini. Este é o segundo advogado que desisti de defender a causa.

O pastor da Assembléia de Deus localizada no centro de Vitrória, Marcos Campos, diz que é vítima, mas que vai agir conforme a orientação da polícia. "Vou procurar o delegado para saber como eu devo proceder, pois já estava tudo certo. Eu iria resolver a situação do apartamento na segunda-feira (26) com o advogado de Ana Paula juntamente com o delegado. Não só eu sou vítima de Ana Paula, mas como os demais irmãos da igreja".

Apesar da suspeita do delegado de Ana Paula ter aplicado o mesmo golpe na Bahia e no Espírito Santo, ela não será presa. "Não é crime. A Ana Paula não fez nada fora da lei, apenas mentiu. E se for mover todo um processo contra ela, as crianças serão as maiores prejudicas. Por isso, ela não será presa", informou o delegado José Luiz Pimentel.

A reportagem procurou por Ana Paula, mas até o fechamento desta edição ela não foi localizado em nenhum dos dois telefones de contato.

Fonte: ESHoje
-----------------------